test banner

" GDF-CONTRATO CINGAPURA PROTESTO COM NIEMEYER E LÚCIO COSTA "



Máscaras dos dois principais idealizadores e realizadores da construção da capital do país vão ser usadas em um protesto diferente nesta quinta-feira;Instituto dos Arquitetos do Brasil não concorda com contratação de empresa de Cingapura para fazer estudos econômicos e sociais para Brasília pelos próximos 50 anos; Jurong Consultants foi contratada sem licitação pública por R$ 8,6 milhões.

O Instituto dos Arquitetos do Brasil continua se mobilizando contra a contratação feita pelo governo do Distrito Federal. A entidade de arquitetos não concorda com o projeto do governo de chamar uma empresa de Cingapura para fazer um estudo de desenvolvimento econômico e social da capital do país para os próximos 50 anos.
Dessa vez, o IAB organizou um protesto diferente. Quem comparecer à festa anual do instituto, marcada para esta quinta-feira, vai receber mascáras com os rostos dois dois principais idealizadores e realizadores da construção da capital do país: Oscar Niemeyer, morto em dezembro do ano passado, e Lúcio Costa, vencedor do projeto urbanístico de Brasília.
As máscaras foram desenhadas pelo cartunista Aroeira e tem o objetivo, segundo a entidade, de chamar a atenção do governo para rever a decisão de contratar uma empresa estrangeira para fazer estudos tão minuciosos da cidade.
O protestos desta quinta-feira, que ocorre na sede da entidade no Rio de Janeiro, faz parte do movimento "Niemeyer sim! Brasília by Cingapura Não!".
Projeto
A Jurong Consultants foi contratada pelo GDF sem licitação pública em outubro do ano passado. O contrato está estimado em cerca de R$ 8,6 milhões, pagos em dolár.
Segundo o IAB, existem profissionais capacitados na capital do país para fazerem estudos desse tipo, não apenas no instituto, como também na Universidde de Brasília. Os protestos também ganharam o apoio de docentes da UnB e de parlamentares da oposição, que questionam a contratação da empresa sem a realização de licitação pública.

1 Comentários

  1. Mais do que legítimo esse protesto. O Governo do Distrito federal desrespeita mais uma vez a sua população e todos os profissionais da área, não apenas de Brasilia, mas, de todo o Brasil.
    Flávia Portela

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem