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Estacionar encarece até 50%

Desde o dia 1º deste ano, vários centros de compras elevaram o valor cobrado pelas vagas privativas. Renovação de contrato com as terceirizadas e a melhora no serviço foram algumas das justificativas, que não convenceram os clientes.
Por: Thalita Lins - Flávia Maia - Correio Braziliense.
"Eu não sabia do aumento, quando vi a placa de aviso sobre a mudança, percebi que pagaria mais. Com esse dinheiro, pagaria uma refeição para mim" Luana Dantas, 24 anos, estudante.
Parar o carro em estacionamentos pagos de parte dos shoppings do Distrito Federal ficou mais pesado para o bolso do brasiliense. Desde o dia 1º, pelo menos três centros comerciais da capital federal — ParkShopping, Iguatemi Shopping e Taguatinga Shopping — reajustaram o preço de permanência de veículo em uma das vagas. O aumento ocorre de duas formas: por minuto e pelo fim da gratuidade de algumas horas. A alta chegou até 50% (ver quadro). Em alguns casos, o cálculo para descobrir ao valor final é complicado e o usuário acaba sem saber o que realmente está pagando. As administrações dos locais alegam que a inflação, a melhoria na qualidade do serviço e a renovação do contrato da empresa terceirizada são alguns dos motivos da correção dos preços. 

Os gastos com o estacionamento em shoppings se tornaram uma reclamação constante dos clientes. O consultor financeiro Regis Varão, 63 anos, é isento de pagar por estacionar nas áreas privativas de alguns espaços, entre eles o ParkShopping e o Iguatemi, por ter mais de 60 anos. No entanto, ele critica o valor cobrado das pessoas pelas vagas. “O brasileiro tem o hábito de ter o maior lucro possível em qualquer coisa. Acho esses valores de estacionamento de shoppings um desrespeito ao consumidor, porque a gente já vem aqui para comprar. O serviço é de péssima qualidade e a cobrança é de primeiro mundo em modos gerais”, desabafou o morador do Lago Norte. 

A estudante Luana Dantas, 24 anos, esteve pela primeira vez no ParkShopping desde a correção do preço do estacionamento do local. Ao pagar em um dos guichês do centro comercial, a jovem tomou um susto. “Eu não sabia do aumento, quando vi a placa de aviso sobre a mudança, percebi que pagaria mais. Com esse dinheiro, pagaria uma refeição para mim”, contou. Luana permaneceu no shopping por três horas e desembolsou R$ 10,80. Antes, ela pagaria R$ 7,20. “Não compensava colocar no valet park, agora, o valor equiparou”, comparou. No ParkShopping, o valet park, hoje, custa R$ 17, mas, quatro meses atrás, valia R$ 2 a menos. 

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