test banner

Aldemir Santana é reeleito presidente da Fecomércio

Mandato, que vai até junho de 2018, dará atenção especial à Região Metropolitana do DF

Preparar o comércio para o reflexo da recessão, que já é sensível em outras unidades da federação brasileira, e promover o desenvolvimento da  Região Metropolitana são os desafios da nova diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), empossada ontem. 
O ex-senador da República, eleito presidente da entidade, Adelmir Santana conversou com a reportagem do Jornal de Brasília e antecipou pontos de um projeto denominado Brasília 2015, que tem como meta principal promover o desenvolvimento das cidades goianas mais próximas do DF, como Planaltina, Águas Lindas, Valparaíso, Novo Gama, Luziânia e Santo Antônio do Descoberto. 
“São municípios dormitórios que dependem do DF. Precisamos investir pesado ali, com educação, saúde, segurança. Despertar a vocação econômica para incrementar a renda daquela população e fazer com que os moradores fiquem na sua cidade. Não sou contra aquelas cidades. Ao contrário, com o fortalecimento delas, Brasília será beneficiada. Eles virão aqui para buscar o nosso comércio. Do jeito que está, é uma ameaça para o DF”, explica Santana.

Cobrança 
O papel da entidade, afirma ele, será justamente o de cobrar providências quanto ao desenvolvimento da Região Metropolitana. “Vamos nos reunir com os próximos governantes e cobrar deles uma postura mais agressiva contra esse problema. Dessa forma, vamos diminuir a pressão sobre Brasília”, disse o representante. 

O efeito, indica o presidente, servirá  para enfrentar uma possível recessão da economia no comércio do DF, apesar de acreditar que a capital federal seja “blindada” por uma nicho de consumidores doserviço público. “Brasília tem índice de comércio elevado. Mas sabemos que a economia não vai bem. Apesar de não estarmos em recessão, não crescemos como nos anos anteriores a 2011”, ressalta. 

Trajetória
Fundada em 4 de outubro de 1970, a Fecomercio é composta por 25 sindicatos filiados e dois associados. Sua meta é contribuir para o desenvolvimento econômico, social e político do Distrito Federal.

Cinquenta anos em Brasília
Nascido em 19 de abril de 1945, em Nova Iorque, Maranhão, Adelmir Santana chegou em Brasília em 1964. Formou-se em Administração de Empresas pelo UniCeub e, em 2004, concluiu o curso de especialização em Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais, na Insead, em Fontainebleau, na França. Como empresário, atuou principalmente no comércio varejista de produtos farmacêuticos e criou uma rede de farmácias. 

Foi senador da República pelo Distrito Federal (2007 a 2011), presidente do conselho deliberativo do Sebrae Nacional por dois mandatos (2007 a 2010) e presidente do conselho deliberativo do Sebrae-DF. É também vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e integra  conselhos na área de saúde e desenvolvimento econômico.

O   mandato de Santana na  Fecomércio vai até junho de 2018. O primeiro vice-presidente, Miguel Setembrino, também foi reconduzido. O segundo e o terceiro vice-presidentes passaram a ser, respectivamente,  Francisco Maia e Fábio de Carvalho.  

Saiba mais
A cerimônia de posse contou com a presença de autoridades da política  e representantes de outras federações de comércio. Entre as quais, do Paraná, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Pará, Minas Gerais e Santa Catarina. 

Adelmir Santana fez questão de cumprimentar todos os  presentes. “É importante a integração com as outras entidades para a troca de experiência de gestão”, afirmou.

Entre as autoridades presentes evento, que ocorreu no Royal Tulip ontem à noite, estava o ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos. Afif ressaltou a experiência de Adelmir no setor. 

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília - Ary Filgueira -  04/09/2014

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem