test banner

Entrevista: com Deputado Distrital Chico Leite

 (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press- 26/4/11)

Chico Leite - Deputado distrital reeleito pelo PT

O senhor foi o primeiro petista a declarar apoio a Rollemberg no segundo turno. Qual será o seu perfil no próximo mandato? Governista, independente ou oposição?
Faço política por causas, não por cargos. Por sonho, não por trono. Como sempre fiz, desde o primeiro mandato, estarei com o interesse público e coletivo, fiel aos princípios, à minha consciência e à vontade da população que me elegeu, independentemente de isso agradar ou contrariar o governo.

*** 

Seu nome foi cotado para ser o vice de Rollemberg, caso tivesse saído do PT e migrado para outro partido. Vendo agora o resultado eleitoral, lamenta não ter integrado a chapa?
É sempre reconfortante ser lembrado pelas pessoas de bem.

***

Está na disputa pela presidência da Câmara?
Sou candidato à presidência e já comuniquei ao líder da bancada e ao presidente do PT. Modestamente, com a experiência de 12 anos como parlamentar, creio que posso contribuir para que o Legislativo, com uma gestão ética, transparente e participativa, mostre à população a sua importância.

***

Aceitaria um cargo no Executivo?
Estou convencido de que, nos moldes do que ocorre no Direito anglo-saxão, quem é eleito para o Legislativo deve ao eleitor o exercício do mandato.

***

E se aparecer uma vaga no Tribunal de Contas... Gostaria de ser conselheiro?
Como o Tribunal integra o Legislativo, seria mais uma possibilidade de contribuir com a sociedade na fiscalização dos gastos públicos. Mas penso que é muito pequeno colocar os interesses pessoais acima dos interesses da cidade.

***

Não acha uma ofensa à população a Câmara Legislativa aprovar uma mudança no Código de Ética 
que impede a abertura de praticamente todos os processos por quebra de decoro 
parlamentar na Casa?

Além de inconstitucional, porque viola o princípio da independência dos poderes e o princípio da representação popular, é um retrocesso no processo democrático, fazendo parecer até que existe 
algum temor.

Fonte: Coluna Eixo Capital - por Ana Maria Campos - 23/11/2014

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem