Celina Leão é a escolha do recém-empossado chefe do Poder Executivo do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg para presidir a Câmara Legislativa. Conhecida pela ferrenha oposição ao ex-governador petista Agnelo Queiroz, a integrante da base aliada de Rollemberg foi eleita para exercer um mandato de dois anos.
Além do apoio incondicional do governador Rollemberg, a escolha da distrital contou com o apoio do PSB e do PDT, sobretudo do senador Cristovam Buarque que protagonizou ao lado do presidente PDT-DF Georges Michel uma boa parte das negociações que objetivavam a escolha de Celina para o referido mandato.
Na aferição da sessão, a parlamentar Celina Leão auferiu o voto de dezesseis colegas que a legitimaram como presidente da Casa. A bancada coligada pelos partidos PMDB, PT, PTB e PP pleitearam a vice-presidência e a segunda Secretaria, contudo em razão das mesmas já terem sido negociadas, a contraproposta da base de Rollemberg limitou-se a disponibilizar a primeira e terceira Secretarias, fato este que desagradou a coligação aludida.
A ausência da bancada coligada PMDB, PT, PTB e PP da eleição da Mesa Diretora registrou o protesto, restando então ao deputado Wasny de Roure, ex-presidente da Casa, a condução da acirrada sessão.
Eis uma parte da oratória da conclamada distrital: “Agradeço o gesto de grandeza do deputado Wasny de Roure, um homem nobre que conduziu esta Casa com seriedade e transparência. Esta Casa será um poder independente e harmônico, que trabalhará em consonância com a vontade da população do DF. (...). Quero registrar que confio e acredito no novo modelo de gestão proposto pelo governador Rodrigo Rollemberg. Sei que os problemas são muitos mais esta Casa vai lutar para cumprir com o seu papel”.
Por fim, escolheu-se para a vice-presidência a deputada Liliane Roriz (PRTB). Raimundo Ribeiro (PSDB), Júlio César Ribeiro (PRB) e Renato Andrade (PR) compõem, respectivamente, os nomes eleitos para comandarem a primeira, segunda e terceira Secretarias.
Chiquinho Dornas