Celina Leão, Rollemberg e Álvaro Teixeira da Costa participaram do lançamento: inovação tecnológica
Em festa com a presença do governador, Correio lança anúncios
multiplataforma com o objetivo de facilitar a vida do cliente. Dispositivos
móveis são o foco
Desde as 9h de ontem, quem quiser anunciar um carro ou uma
casa terá um novo meio para fazê-lo, mais moderno e interativo. O Correio
Braziliense sai na frente e lança um portal de classificados, projeto que
mistura simplicidade e eficiência para entregar a melhor e mais completa
experiência de anúncios do país. Uma plataforma que, além de divulgar o que o
cliente deseja, cumpre o serviço de uma forma completa: integra site, jornal
impresso e portais verticais do grupo Diários Associados, a fim de garantir uma
visualização maior e mais eficiente. É só clicar.
O
governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), a presidente da Câmara Legislativa,
Celina Leão (PDT) e empresários participaram ontem do lançamento dos
Classificados digitais do Correio, realizado no restaurante Oliver, no Setor de
Clubes Sul. “A iniciativa é uma solução de mídia, porque o Correio está sempre
em busca de inovação tecnológica, cada vez mais dando credibilidade ao nome do
grupo”, afirmou Álvaro Teixeira da Costa, diretor-presidente do Correio. “É uma
alegria ver o Correio inovar novamente e oferecer um produto como esse. É fazer
da crise do país uma oportunidade”, apontou o governador.
Os
responsáveis pelo projeto se surpreenderam com a agilidade de resultados na
nova plataforma. “Logo no primeiro dia, alguns produtos foram vendidos em menos
de 40 minutos. Isso já é um sucesso e a tendência é melhorar”, exemplificou
Pedro Henrique Marques, coordenador de Marketing Digital do Correio. A rapidez
é explicada pela facilidade na hora de anunciar. Ao entrar na página dos
Classificados, a opção “Anunciar” aparece logo em destaque. Ao clicar, chega-se
a outra página, com as opções disponíveis de categorias (leia Quadro). No
próximo passo, é só definir o tipo de produto e começar a personalizar o anúncio.
Podem ser colocadas até oito fotos.
Para a
maioria das categorias, nada será cobrado. Apenas se o cliente quiser aumentar
a quantidade de fotos ou colocar o produto em destaque na página principal dos
Classificados, o pagamento deverá ser feito com cartão de crédito. “O objetivo
é justamente esse: facilitar e gerar resultados. E todas essas categorias
gratuitas vão alavancar as pagas. Essa era a ideia, gerando um meio tanto para
quem não pode pagar, mas precisa do serviço, quanto para quem quer vender algo
específico, rapidamente, sempre gerando mais oportunidades para todos”,
explicou o diretor de Comercialização e Marketing do Correio, Paulo Cesar
Marques.
A
integração do sistema com outros classificados digitais do grupo é outro
atrativo. Quem anunciar um carro nos novos Classificados, automaticamente, irá,
ainda, para a página do Vrum, site dedicado à compra e venda de veículos. No
caso de divulgação de casas ou apartamentos, será direcionado para o site Lugar
Certo. Anúncios feitos diretos no Vrum e no Lugar Certo também serão lançados
nos Classificados on-line, como uma forma de aumentar o alcance das
visualizações. Os do jornal impresso continuam valendo e podem ser associados
ao virtual, caso o cliente desejar, mediante o pagamento de uma taxa.
Os
classificados sempre foram uma das áreas mais importantes de empresas de mídia
tradicionais, em especial da impressa. Enquanto produto, é sinônimo de
prestação de serviço. Significa, acima de tudo, atender a uma necessidade e
resolver um problema. “É exatamente isso. Os Classificados propõem colocar
frente a frente a pessoa que quer comprar com a que quer vender alguma coisa.
Nesse movimento, é uma forma de prestar um grande serviço à sociedade e
incentivar o uso de um serviço relevante”, ponderou Marques.
Mobile
Uma das
principais estratégias dos novos Classificados do Correio Braziliense são as
multiplataformas. Os anúncios, por exemplo, podem ser feitos por dispositivos
móveis. Brasília é a cidade do país com maior penetração de smartphones e
acesso à internet. De acordo com levantamento feito pelo Correio, 55% dos
acessos do correiobraziliense.com.br, por exemplo, vem de mobile (smartphones +
tablets). Até o fim deste ano, estima-se que os equipamentos móveis
representarão de 60% a 65% da audiência do site. Por isso, desde o início, o
foco foi criar um produto — do desenvolvimento ao design — não só para
desktops, mas, principalmente, para smartphones.
O Correio Braziliense, diferentemente de outros
grandes jornais, aposta em um modelo de classificados freemium. Isso significa
dizer que é feito essencialmente de anúncios gratuitos (com possibilidade de
diversificação). Das 16 categorias disponíveis, 13 não são pagas. Confira:
»
Agricultura e pecuária;
» Bebês e
crianças;
»
Celulares e tablets;
»
Comércio e negócios;
»
Eletrônicos e informática;
»Empregos e formação profissional (apenas a subcategoria
“Oferta
de emprego” é paga);
»
Esportes;
» Festas
e eventos;
» Imóveis
(categoria paga);
» Moda e
beleza;
» Música,
arte e cultura;
» Para
sua casa;
» Pet;
»
Serviços profissionais;
» Turismo
e lazer;
»
Veículos (categoria paga).
Fonte: Camila Costa – Correio Braziliense – Foto: Breno
Fortes/CB/D.A./Press