Paulo César Marques, diretor de Marketing e Comercialização, explica a dinâmica do site
Há 48 horas no ar, os novos Classificados on-line do Correio
Braziliense estão a todo vapor. Centenas de anúncios e muitas vendas tomaram
conta do site em poucos minutos. O melhor: sem burocracia. O serviço chega para
inovar o mercado de compra e venda de Brasília, de uma forma fácil, com
diversas categorias — a maioria de graça — e com plano de integração entre os
portais verticais e o jornal impresso. A página foi lançada na noite de
segunda-feira. Uma festa, no restaurante Oliver, reuniu o setor empresarial do
DF, comerciantes, autônomos e autoridades, como o governador do DF, Rodrigo
Rollemberg (PSB); o vice, Renato Santana (PSD); e a presidente da Câmara
Legislativa, Celina Leão (PDT).
Álvaro Teixeira da Costa, Celina, Rollemberg e Evaristo de Oliveira: exemplo de criatividade
No encontro, a empresa apresentou aos convidados
o conceito do site e fez uma simulação da navegação pelos Classificados. A
agilidade do portal rendeu, já no primeiro dia no ar, vendas em menos de 40
minutos. “Nós avançamos e temos como aliada a credibilidade de um jornal que
sempre foi pioneiro”, justificou o diretor-presidente do grupo, Álvaro Teixeira
da Costa. Segundo ele, diante da crise financeira que vive o país, o Correio
fez da dificuldade uma oportunidade. “Essa é uma forma de driblar a crise. Uma
nova ferramenta que ajudará a todos. Nós, da iniciativa privada, estamos
fazendo a nossa parte”, ponderou.
Os elogios vieram também das autoridades.
Segundo Rollemberg, os Classificados digitais surgem em meio a um período
financeiro crítico, porém de superação. “Brasília será a primeira a contribuir
para que o país saia dessa crise, com um produto que chegará com rapidez à
população. Que os empresários da cidade contribuam, fazendo disso um círculo
virtuoso”, declarou. “O que temos é um produto inovador, até porque a
tecnologia nunca vai retroagir. Então, em épocas de debates, o Correio traz um
mecanismo para facilitar a interação entre as pessoas no ramo dos negócios. É
mais um passo à frente. E quem ganha com isso é a população”, observou o vice
Renato Santana.
Diferenciação
O portal dos Classificados surge em meio a um
mercado consolidado, no entanto, com um olhar diferenciado sobre a tecnologia.
Um dos grandes saltos está no modo integrado de anunciar. O produto do Correio
sai na frente e amplia o alcance do produto quando associa o anúncio a portais
verticais do grupo Diários Associados. Assim: um carro que for anunciado no
Vrum — portal especializado em carros —, por exemplo, será lançado
automaticamente no site dos Classificados. E vice-versa. O mesmo vale para o
Lugar Certo, de compra e venda de imóveis.
Outra vantagem é a adaptação ao meio. O
Classificados on-line pode ser acessado de um tablet, de um telefone ou do
tradicional computador. Em qualquer um deles, a imagem será a mesma, com
ajustes que permitem a mesma qualidade de navegação. “O produto se adapta a
qualquer tamanho. No caso do telefone celular, por exemplo, como a tela é
menor, as fotos aparecerão em uma coluna, quase que como um feed de notícias
mesmo, com posts (comentários)”, apontou o coordenador de Marketing Digital do
Correio, Pedro Henrique Marques.
Estratégia
O desenvolvimento do produto e o design foram
totalmente pensados para ser multiplataformas. Os anúncios, por exemplo, podem
ser feitos por dispositivos móveis. Há uma razão forte para isso. De acordo com
levantamento feito pelo Correio, 55% dos acessos do correiobraziliense.com.br,
por exemplo, vêm de mobile (smartphones/tablets). Até o fim deste ano,
estima-se que os equipamentos móveis representarão de 60% a 65% da audiência do
site. “Qualquer inovação é muito bem-vinda. Uma instituição como o Correio não
pode permanecer estática. Tem que acompanhar as tendências porque sempre foi um
instrumento de vanguarda, pioneiro nas ações, com o olhar para o futuro”,
analisou o presidente da Federação do Comércio do DF, Adelmir Santana.
Outra estratégia do Correio para incentivar os
anúncios e aumentar a abrangência do serviço é a publicação gratuita — modelo
freemium de classificados. Para a maioria das categorias, nada será cobrado.
Apenas se o cliente quiser aumentar a quantidade de fotos ou colocar o produto
em destaque na página principal dos classificados, o pagamento deverá ser feito
com cartão de crédito.
Ao todo, são 16 categorias disponíveis, e 13 não
são pagas (confira Quadro). “É um produto bonito, graficamente muito bem
resolvido. E, principalmente , um aplicativo amigável. O Correio alcançará
rapidamente uma boa fatia desse mercado, já que temos ao nosso lado um
histórico de liderança”, pontuou o vice-presidente executivo do Correio,
Evaristo de Oliveira.
Segundo o corretor de imóveis Reginaldo de Sousa
Viana, 55 anos, os anúncios nas páginas de classificados sempre foram
indispensáveis para a empresa dele. “Eu tenho certeza de que a plataforma vai
revolucionar a maneira de anunciar em Brasília. A agilidade do produto é bem
diferenciada e trará benefícios não só aos anunciantes, que terão seus serviços
e produtos disponíveis no jornal impresso e no site, mas também, para os
compradores, pela praticidade.”
Para o publicitário Sávio Zambrotti, 46, o
portal chegou em uma hora muito boa. “Temos uma carência de produtos desse
nível no Distrito Federal. Agora, os brasilienses poderão personalizar seus
anúncios em um meio digital com fotos e de fácil acesso para a população.
Acredito que os classificados digital chegaram no momento certo e vão atingir
um público altamente qualificado”, apontou.
Para
saber mais - Confiança desde 1960
Os classificados sempre foram
negócios importantes para empresas de mídia tradicionais, em especial de
jornais impressos. Enquanto produto, é sinônimo de prestação de serviço.
Significa atender a uma necessidade; resolver um problema. A população de
Brasília confia ao Correio, desde 1960, o papel de intermediador, de prestador
desse tipo de serviço. Atuando em um mercado grande, com um produto de
qualidade que o satisfaça, a empresa atingiu, há décadas, o que se chama
atualmente de Product/Market Fit — o encaixe perfeito entre o que é oferecido e
o que o mercado quer. Em outras palavras, é o casamento entre uma proposta de
valor e um segmento de consumidores ávidos para comprar não um produto, em
particular, mas a solução para o problema deles.
As categorias
» Agricultura
e pecuária
» Bebês e crianças
» Celulares e tablets
» Comércio e negócios
» Eletrônicos e informática
» Empregos e formação profissional (apenas a subcategoria Oferta de emprego é paga)
» Esportes
» Festas e eventos
» Imóveis (categoria paga)
» Moda e beleza
» Música, arte e cultura
» Para sua casa
» Pet
» Bebês e crianças
» Celulares e tablets
» Comércio e negócios
» Eletrônicos e informática
» Empregos e formação profissional (apenas a subcategoria Oferta de emprego é paga)
» Esportes
» Festas e eventos
» Imóveis (categoria paga)
» Moda e beleza
» Música, arte e cultura
» Para sua casa
» Pet
» Serviços profissionais
» Turismo e lazer
» Veículos (categoria paga)
Fonte: Camila
Costa – Nathália Cardim – Correio Braziliense – Foto: Breno Fortes/
CB/D.A/Press