test banner

Liliane Roriz, Rollemberg e Perillo tiram trens do papel e põem nos trilhos

Promessa do Ministro dos Transportes é que entre 17 de setembro e 30 de outubro, Brasília comece a ser ligada a Luziânia e a Goiânia, por meio de ferrovias

O Distrito Federal ganhará, nos próximos anos, o transporte ferroviário de cargas e de passageiros tão sonhado e prometido. Após longas rodadas de conversas com os governadores do DF, Rodrigo Rollemberg, e de Goiás, Marconi Perillo, a vice-presidente da Câmara Legislativa, deputada distrital Liliane Roriz, conseguiu avançar com o assunto que chegou, na tarde desta segunda-feira, 17 de agosto, no Ministério dos Transportes. De lá, saiu a decisão: até o dia 17 de setembro, a Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) que viabiliza o trem Brasília-Luziânia será lançada. Já o chamado Expresso Pequi – trem que ligará Brasília a Goiânia – terá o start dado a partir de 30 de outubro. As datas foram oficializadas na reunião pelo próprio ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues.

A ideia de construir o transporte ferroviário que liga a capital do país à capital goiana e a de adaptar a ferrovia Brasília-Luziâia para o transporte de passageiros não são novas e nasceram ainda no governo de Joaquim Roriz. Liliane resgatou o sonho do pai, aliando à necessidade de melhorias para o transporte na região do Distrito Federal e do Entorno, para então, buscar com os governos uma forma de viabilizar os projetos.


Em março, a deputada de o pontapé inicial levando uma comitiva de italianos interessados em firmar uma Parceria Público privada (PPP) com o governo local para a adaptação do Brasília-Luziânia. Posteriormente, a vice-presidente da Câmara Legislativa conseguiu reunir também o governador de Goiás para o projeto, reforçando a idealização de um trem que ligue Brasília a Goiânia, o Expresso Pequi.

Na semana passada, Liliane reuniu Rollemberg e Perillo no Palácio do Buriti para ouvirem a proposta dos italianos de uma PPP para tirar os projetos do papel. De lá, saiu a proposta de levarem o assunto ao conhecimento do ministro dos Transportes, que também se tornou um entusiasta dos projetos. “O mais complicado é encontrar interessados em realizar as obras. Nós já temos isso. Então temos que agilizar agora”, declarou Rodrigues.

Para Perillo, a união entre os governos do DF e GO mostram que o objetivo de ambos os governadores é destravar burocraticamente todos os procedimentos e dar andamento aos projetos que contribuam para a melhoria da vida das pessoas. “E o melhor: estamos buscando investimentos do setor privado”, ressaltou o governador de Goiás. Segundo Rollemberg, as obras atenderão diretamente a população do Entorno. “Cerca de 15% das pessoas que trabalham no DF, moram no Entorno e esses trens representam uma grande mudança na qualidade de vida desses trabalhadores”.


Liliane não escondeu a emoção de conseguir datas marcadas para que os projetos saiam do papel. “Sempre foi um sonho do meu pai tirar esses trens do papel e coloca-los nos trilhos. Além disso, não podemos esquecer que mais de 200 mil pessoas serão beneficiadas, diariamente, com esses projetos. Vitória para a união entre os governos federal, de Goiás e do DF que entenderam a grandeza da idealização de Joaquim Roriz”, disse a parlamentar.  

Fonte: Assessoria - Fotos (Crédito para Thyago Arruda)



1 Comentários

  1. ROB_3725_1 Liliane Roriz sugere batizado coletivo para filhos de presas da Colmeia Na manhã desta quarta-feira, 19 de agosto, a vice-presidente da Câmara Legislativa, deputada distrital Liliane Roriz, esteve presente na inauguração do novo berçário – em ala que leva o nome d[...] Governadores do DF e GO_site Liliane Roriz, Rollemberg e Perillo tiram trens do papel e põem nos trilhos Apoio Jornal Mundo de Noticias,Monteiro da Rádio.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem