test banner

Ministério das Cidades lança duas novas sinalizações para ciclistas

Modelos de pintura no chão lançados nesta terça que sinalizam a rota de bicicletas ou ciclorrotas (Foto: Ministério das Cidades/Divulgação)

Ministro apresentou Cartilha do Ciclista, que reúne informações. Placas foram inauguradas em comemoração ao 'Dia Mundial Sem Carro'.


Em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, o Ministério das Cidades lançou nesta terça-feira (22) duas novas sinalizações para ciclistas – uma placa que indica circulação compartilhada de ciclistas e pedestres e dois modelos de pintura no chão, chamados de quarta placa, que sinalizam a rota de bicicletas ou ciclorrotas.


De acordo com o Ministério da Cidades, as sinalizações serão implantadas em todos os estados e no Distrito Federal a partir desta terça. Um dos objetivos da ciclorrota é garantir o direito de circulação das bicicletas e o compartilhamento de ciclistas e motoristas ao mesmo tempo.

Placa lançada pelo Ministério das Cidades

(Foto: Ministério das Cidades/Divulgação)

Durante o lançamento, o ministro Gilberto Kassab apresentou a Cartilha do Ciclista, que reúne informações sobre legislação, sinalização, as diferentes vias que compõem a rede cicloviária e as regras de circulação e segurança.

Segundo a pasta, a publicação é para esclarecer e conscientizar ciclistas, condutores de veículos motorizados e pedestres sobre como manter a convivência pacífica e harmônica no trânsito.

O ministério também montou um grupo técnico composto por representantes do Denatran, da Secretaria Nacional de Mobilidade e Transporte e membros de diversos órgãos governamentais de trânsito de todo o país para elaborar discussões sobre o assunto e criar as diretrizes do Manual Cicloviário.

Fonte: Isabella Calzolari
Do G1 DF

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem