Além
disso, criação de novas legendas no sistema apontará onde o profissional está
atuando dentro da unidade
A
reestruturação do sistema TrakCare, onde são armazenados os dados da Secretaria
de Saúde do DF, já começa a apresentar resultados. Uma das grandes novidades é
a possibilidade de atualização, em tempo real, das escalas dos profissionais da
rede pública. Além disso, foram criadas legendas para identificar o setor em
que o servidor esta de plantão. O projeto piloto está sendo executado no
Hospital Regional da Asa Norte e entra em funcionamento a partir de 20 de
outubro.
Antes da
reestruturação, a atualização do sistema só era possível até 72 horas antes do
início do turno de trabalho. Com as mudanças, o aplicativo do governo de
Brasília, Siga Brasília, será alimentado com a escala real em até 30 minutos.
“O que
vem acontecendo é que aparece na escala do Siga Brasília, por exemplo, um
hospital com sete médicos na clínica médica do pronto-socorro, mas na realidade
apenas dois estão atendendo na porta. O restante está em outras áreas da
unidade. Daí vinha a cobrança, pois para a população não aparecia essa divisão.
Agora, vai aparecer”, exemplificou o assessor especial da Secretaria de Saúde,
Carlos Magno.
Segundo o
diretor de Planejamento, Desenvolvimento, Monitoramento e Avaliação do Trabalho
de Profissionais, Tiago Amaral, a partir de agora todos os servidores estarão,
de fato, no local em que está indicado no Siga Brasília e no Portal
Transparência.
“Foram
criadas sete legendas, que vão indicar onde está cada profissional de saúde
daquela unidade, e não somente o médico como vinha sendo. São elas: enfermaria,
centro cirúrgico, ambulatório, pronto-socorro, administração, internação de
pronto-socorro e serviços”, explicou Tiago Amaral.
CENTROS DE SAÚDE – Os
oito centros de saúde da regional norte também estão com as alterações em
teste. Até então, cada unidade dessas tinha, no TrakCare, apenas três locais
onde os profissionais poderiam estar. Agora são 18.
A gerente
do Centro de Saúde de Brasília nº 10, Célia Becker Bauer, aprovou as mudanças,
afirmando que vai facilitar o lançamento da escala. “Reorganizamos o processo
de trabalho para dar mais transparência para o usuário, que poderá entender
quais profissionais estão realmente trabalhando e em qual local”, disse.
MUDANÇA - Todas
as alterações feitas no sistema serão publicadas em uma portaria para
regulamentar as modificações. A previsão é de que a publicação saia no Diário
Oficial do DF na próxima semana.
A
primeira fase de implantação será feita no Hran, onde os servidores já estão
utilizando as novas ferramentas para detectar possíveis falhas. “Esperamos que
até dezembro todas as unidades da rede já estejam trabalhando com as novas
funcionalidades”, diz Carlos Magno.
Foto/Ilustração: Blog-Google