Por influência de Milton Hilário (de azul), Osório
de Oliveira também resolveu investir no veículo
O triciclo chama a atenção nas ruas de Brasília e é
utilizado para conduzir passageiros e fazer passeios turísticos. Para
proprietários, trata-se de uma alternativa que pode ajudar a fugir da crise
Transporte tradicional na Tailândia e disseminado
em países da América Central e da Ásia tem sido destaque nas ruas do Distrito
Federal. O estilo é padrão: na cor amarela, o tuk-tuk carrega até três
passageiros na cabine traseira, conduzidos por um motociclista. A moto que move
o triciclo faz em média 25 km por litro. A finalidade de uso varia: pode ser
transporte turístico ou condução de funcionários e clientes de empresas.
Na única
concessionária que comercializa o tuk-tuk no DF e Entorno, a média de venda dos
três modelos variava de 15 a 25 por mês até janeiro, segundo números
divulgados. Mas, até ontem, uma semana antes do fim de fevereiro, as vendas já
tinham chegado a 35. A popularidade do produto, em Brasília desde outubro de
2014, aumentou em um momento de crise na economia do país. Osório de Oliveira
Cordeiro, desempregado há um ano, disse que não sabia mais como voltar ao
mercado de trabalho até que descobriu o tuk-tuk. Ele, que trabalhou como
motorista de caminhão por 10 anos e de ônibus por três, investiu cerca de R$ 15
mil e se tornou patrão e funcionário de si mesmo.
Acostumado
com a região do ParkWay, decidiu estacionar o veículo ali, próximo a um ponto
de ônibus, à espera de clientes. “Pego dois passageiros e deixo na porta de
casa, porque a distância da parada é grande. E cobro R$ 4 de cada um”, conta.
Em 20 dias de trabalho, rodou mais de 5 mil km, transportando até 40 clientes
por dia. O resultado positivo contagiou quem já era do ramo, como o colega
Milton Hilário dos Santos. Ele, mototaxista, conheceu Osório há cinco anos em
uma parada de ônibus da região. “Vi que o transporte era melhor, atendia também
a crianças e idosos, e tem cinto de segurança”, opina Milton. Dia 8 de
fevereiro, adquiriu um tuk-tuk. Segundo ele, se antes ganhava R$ 70 por dia,
hoje lucra R$ 170.
Para
ambos, a moto nesse sentido ficou quase ultrapassada. Milton conta que, agora,
ampliou o público de passageiros e as circunstâncias em que é chamado. “Dá para
levar quem faz compras”, disse. Além de ter a cabine para acomodar o cliente,
na traseira do tuk-tuk, há espaço para carga. Osório conta que já fez corridas
do ParkWay ao aeroporto pelo preço de R$ 15 e amarrou a mala no suporte
traseiro do veículo.
O
primeiro modelo de triciclo como esse — para transporte de passageiros —
em Brasília completou quatro meses de existência. O comprador foi Aylton
Tristão, 45, dono do Bar Godofredo. Ele conta que importou o modelo do Peru, em
uma visita a Machu Picchu. Viu que os bares utilizavam o veículo para
transportar clientes e decidiu fazer o mesmo no estabelecimento da capital. A
iniciativa de implantar o transporte gratuito para clientes que ingeriram
bebida alcoólica rendeu o Prêmio Sem Excesso, entregue pela Associação
Brasileira de Bebidas e com apoio da Abrasel.
O veículo
circula, em velocidade máxima, a 60 km/h. Além disso, segundo a Resolução nº
129 do Código de Trânsito Brasileiro, o uso de capacete é dispensado para
condutor e passageiros de triciclo automotor com cabine fechada. Mas a
circulação deve ser feita em vias urbanas e deve-se utilizar cinto de
segurança. O tuk-tuk obedece a essas determinações. Mas, de acordo com o
Detran-DF, esses veículos podem circular se estiverem registrados como
triciclo, desde que não sejam utilizados como transporte remunerado. “É
configurado transporte irregular qualquer veículo que, sem autorização, cobrar
para transportar passageiros”, diz a Secretaria de Estado de Mobilidade do DF.
Por isso, quem usa o tuk-tuk como fonte de renda recebe autuação como
transporte não regulamentado.
Passeio
O empresário João Carlos Miranda Coelho descobriu o tuk-tuk há três
meses, quando passava pela Cidade do Automóvel. Ele e a noiva, Lana Carolina
Ribeiro de Alencar, gerenciavam o próprio negócio de alugar veículos. Quando
viram o triciclo, ficaram curiosos. “Pensamos: aqui não tem um transporte
característico, como as praias que têm o bugue. Então, decidimos utilizá-lo
para turismo. O cliente passeia e sente mais a cidade por ser um veículo
aberto”,conta.
O
lançamento do serviço, no sábado de carnaval, chamou a atenção do proprietário
do tuk-tuk. A exposição do veículo no bloco Babydoll de Nylon atraiu olhares
curiosos: “Muita gente parava para tirar foto e perguntar sobre o tuk-tuk”,
lembrou João Carlos. Segundo ele, houve autorização do Detran-DF para divulgar
o serviço no bloco.
Com
585 km rodados, o mototurismo de João já carregou 80 passageiros em um
percurso que parte da Torre de TV, desce o Eixo Monumental, passa pela Praça
dos Três Poderes e sobe até o Memorial JK. Esse passeio tradicional dura 40
minutos e sai por R$ 25, com direito a água e refrigerante. João também faz
serviço de mototáxi à noite.
A ideia
de utilizar o transporte alternativo, para o empresário, é uma saída para a
crise por ser um investimento relativamente barato e com uma rentabilidade
muito boa. O modelo, utilizado com a finalidade turística e de transporte,
também começou a ser disseminado em cidades do interior de Goiás. Em dezembro,
uma cooperativa de motoristas de Pirenópolis passou a aderir ao serviço. Até o
fim do mês, o tuk-tuk da cidade, batizado de “Táxi Tur”, já havia transportado
300 passageiros.
Fonte: Camila Curado - Especial para
o Correio – Foto: Ana Rayssa-Esp-Correio/CB/D.A.Press – Correio
Braziliense