test banner

#SUSTENTABILIDADE » Caronas a uma teclada - (Alunos da UnB criam aplicativo)

Alunos da UnB criam aplicativo para smartphone voltado a quem precisa e quer oferecer transporte. A princípio restrito à comunidade acadêmica, a ideia é ampliar o serviço para toda a população


Para acessar o aplicativo, o usuário precisa sincronizar com o perfil do Facebook: questão de segurança
O excesso de carros nas ruas das grandes cidades tem levado a sociedade a buscar cada vez mais alternativas sustentáveis de deslocamento. Um grupo de estudantes do Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveu um aplicativo para smartphones com o objetivo de facilitar e incentivar os encontros de alunos da instituição que precisam e que estão dispostos a oferecer transporte. O lançamento da ferramenta que incentiva a carona solidária está marcado para segunda-feira, no auditório da Faculdade de Tecnologia (FT), e ocorre logo após a realização da semana da sustentabilidade, organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). Na ocasião, os jovens discutiram e implementaram medidas que contribuirão para o desenvolvimento ambientalmente correto da comunidade.

Os estacionamentos da universidade sempre cheios e, geralmente, transportando uma única pessoa, cenário comum também nos demais espaços públicos da capital, chamaram a atenção do coordenador de tecnologia Márcio Batista, que sinalizou com a necessidade de uma medida que facilitasse o trânsito na cidade. Para o desenvolvimento do projeto, Márcio contou com a ajuda dos alunos da ciência da computação Bernardo Macedo, Caio Crivellente, Henrique Faria e Pedro Medeiros, e também de outras áreas, como Natália Bernardes, do curso de designer, Thaís Terra, de jornalismo.

A ideia ganhou força com o apoio do Programa Carona Solidária UnB, vinculado ao grupo de trabalho sobre mobilidade do Núcleo de Sustentabilidade (NS/DEX), antigo Núcleo da Agenda Ambiental. Agora, com o aplicativo, o objetivo é atender, inicialmente, o Câmpus Darcy Ribeiro, na Asa Norte, e depois expandir para toda a cidade.

Quem tiver interesse em participar da rede de caronas solidárias deverá baixar o CaronaPhone, que está disponível gratuitamente na versão android para smartphones. Em seguida, o novo usuário deverá sincronizar os dados com o perfil do Facebook. Essa é uma medida de segurança para um maior conhecimento do caroneiro ou de quem vai ser usuário. Além disso, os participantes poderão avaliar, de 0 a 5 estrelas, a experiência e deixar registrado para outros usuários saberem se a carona é segura.

Quem se cadastrar como caroneiro deverá disponibilizar o trajeto, o horário e o número de vagas disponíveis no carro. Quem solicitar a carona também poderá aplicar um filtro de gênero, visível para todos os usuários. O aplicativo oferece, em tempo real, os serviços de busca por condutores disponíveis, com base em um raio de proximidade, e permite que os interessados se comuniquem por meio de mensagens.

Nas redes sociais
Atualmente, os estudantes da Universidade de Brasília se organizam para oferecer e pegar caronas em um grupo fechado, com cerca de 3,5 mil membros, em uma rede social. Alguns alunos pedem uma quantia em dinheiro para contribuir com o combustível.

Carona Phone
» O novo aplicativo será lançado na segunda-feira, às 13h, no Auditório da Faculdade de Tecnologia da UnB

De bike para o Câmpus
Também preocupados com o aumento exponencial de carros na UnB, outros estudantes da instituição elaboraram o projeto Bicicleta Livre, em agosto do ano passado. O objetivo era diminuir a dependência do brasiliense dos ônibus e dos carros, além de estimular o aproveitamento das ciclovias. Na ocasião, um grupo de 15 pessoas percorreu um trajeto de 5,6km, da Rodoviária do Plano Piloto ao Câmpus Darcy Ribeiro, na Asa Norte. O projeto é a retomada de uma outra iniciativa de estudantes de educação física, que sugeria, em 2007, o compartilhamento de bicicletas.


Fonte: Correio Braziliense – Foto/Ilustração: Blog - Google

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem