test banner

Governador Rodrigo Rollemberg - "Brasília: capital da transformação"

Brasília completa 56 anos em meio a muitas incertezas. A República vivencia uma das suas maiores crises política e econômica. Muitos moradores da capital estão assustados e pessimistas. Não é para menos. Os fatos apresentados pelo noticiário a cada dia causam apreensão e impactam a vida de cada um. Precisamos superar logo o atual momento para trabalharmos, juntos, na reconstrução do país. Mesmo com divergências sobre qual caminho seguir, o povo brasileiro está unido por um mesmo objetivo: um Brasil melhor. Esse sentimento é importante para alcançarmos as transformações e as reformas necessárias, e é fundamental para a retomada de uma agenda que permita ao país voltar a crescer.

Os brasilienses passam por este momento com o agravante de ainda enfrentarem as consequências de duas crises locais recentes, uma política e outra financeira, que continuam a reverberar na cidade.  Mesmo diante desse cenário, no Distrito Federal as transformações já começaram. Brasília está mudando. Assim, no gerúndio mesmo, porque essa mudança é uma ação contínua, que nunca se interrompe. Ela está mudando de diversas formas.

Na sua essência, uma vez que a população segue amadurecendo com sua história, formando novas identidades, percepções e necessidades, evoluindo no modo que se apropria da cidade, dos espaços urbanos.  Nos seus desafios e problemas. Muitos que não foram devidamente enfrentados no passado. Outros que nunca existiram e surgem com o crescimento desordenado, a rediscussão das relações, o questionamento de antigas soluções.

Assumimos esta cidade em constante transformação social e com um quadro financeiro crítico e perigoso. Seguimos em frente, com coragem, e obtivemos nesses 16 meses conquistas concretas e estruturantes. Estamos pagando salários em dia, quitamos boa parte das dívidas herdadas e apresentamos calendário real de pagamentos para o restante dos credores. O caixa continua apertado, mas está controlado. Há um ano, para os críticos, esse cenário parecia impossível. Para tanto, tivemos de adotar medidas duras, impopulares. A fórmula é conhecida: cortar despesas e aumentar receitas. Nós a seguimos com muita responsabilidade.

Conseguimos, governo e população, diminuir o rombo de R$ 6,5 bilhões para menos da metade, R$ 3 bilhões. Isso permitiu manter os serviços públicos em funcionamento e a cidade minimamente organizada. Mas sabemos que Brasília precisa de muito mais. A reorganização promovida nas finanças públicas ainda não equacionou de vez as contas do Distrito Federal, mas garantiu condições para dar sequência a diversas ações que estavam paradas e para iniciar muitas outras.

É possível mencionar o início das obras de pavimentação e drenagem do Sol Nascente, de infraestrutura de Vicente Pires, do Aterro Sanitário Oeste e da construção do Bloco 2 do Hospital da Criança, além das entregas de quatro viadutos em Águas Claras, de 16 creches, de 7,2 mil unidades habitacionais do Parque do Riacho e do Paranoá Parque, e de 10 mil escrituras nas diversas regiões administrativas. Outras ações necessárias para o desenvolvimento da nossa capital são preparadas. O plano de mobilidade, por exemplo, traz intervenções significativas no Distrito Federal, como as obras da saída norte e a construção do túnel de Taguatinga, já contratadas.

Para garantir mais melhorias, abrimos o diálogo com o setor produtivo a fim de estabelecer parcerias que tragam agilidade e serviços de excelência ao cidadão. Teremos a qualidade e o investimento da administração privada sob o controle e a fiscalização do Estado. Reforçamos a transparência do Executivo, com a criação do aplicativo Siga Brasília e o aperfeiçoamento do Portal da Transparência, para dar a todos os brasilienses as condições de acompanhar os investimentos públicos de maneira segura e atenta. Não nos intimidamos nos momentos de dificuldades e vamos juntos continuar superando os desafios. Tenho plena convicção de que vamos transformar Brasília em uma cidade muito melhor para todos, sendo exemplo e referência para todo o país.


Rodrigo Rollemberg – Governador de Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem