test banner

Parque da Cidade ganha pista exclusiva para pedestres

Obra será inaugurada no sábado (7) e tem como objetivo separar visitantes e praticantes de corrida de ciclistas e usuários de patins e skates
Antiga reivindicação dos usuários do Parque da Cidade, a duplicação da pista de práticas esportivas será oficialmente entregue à população neste sábado (7). Com a finalização das obras, o público terá uma via exclusiva para caminhadas e corridas. Paralela a ela, a antiga pista, que foi reformada, será utilizada exclusivamente para a prática de esportes sobre rodas, como ciclismo, patinação e skate. 

A inauguração será às 9h30, no estacionamento 10, e contará com atividades como aulas de ginástica, música ao vivo e apresentação de Djs, até às 20h30. Haverá ainda a presença de foods-trucks e food-bikers. "É um presente que o governo entrega para a cidade, que possui vocação natural para a prática esportiva e contemplação da natureza. Com essa obra, esperamos aumentar a utilização do parque, além de garantir mais segurança a todos os usuários, separando pedestres de ciclistas", afirma Jaime Recena, secretário-adjunto de Turismo.

Durante a inauguração, será assinada ainda Ordem de Serviço autorizando a Companhia Energética de Brasília (CEB) a iniciar os serviços de iluminação pública da pista de caminhada. Serão investidos cerca de R$ 2,2 milhões na instalação de 451 postes de aço, com luminárias de 250 watts, e mais oito postes de concreto, com luminárias, tipo pétala, de 400 watts. "A iluminação é mais que necessária para ampliarmos o atendimento dos usuários e garantir a segurança dos atletas e da população em geral", explica o administrador do Parque, Alexandro Ribeiro.

Além da sinalização especial no local, uma campanha foi preparada para informar a população sobre as novas regras de utilização da via de pedestres e da ciclovia. "Faremos o uso contínuo do material para evitar acidentes em pistas destinadas aos pedestres, mas ainda utilizada por ciclistas", completou Ribeiro.

Foram investidos R$ 5,2 milhões nas obras de construção da nova pista, que tem 10 quilômetros de extensão, e de reforma da antiga. Os recursos são provenientes de financiamento junto ao Banco do Brasil, com contrapartida do GDF.

Iniciada em setembro de 2014 e interrompida em novembro do mesmo ano por falta de empenho financeiro, a obra foi retomada em junho de 2015 pelo Governo de Brasília. Por recomendação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, o projeto sofreu, naquele ano, alterações para atender às novas regras de acessibilidade. Parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a pista de caminhada recebeu sinalização de mão dupla na cor branca, rebaixamento de calçadas e diferenciação entre área pavimentada e gramado para viabilizar o acesso às pessoas com deficiência visual.

Inaugurado em 1978, o Parque da Cidade é considerado o maior parque urbano do mundo, com 4,2 milhões de metros quadrados de área. Mais de 80 mil pessoas passam pelo local toda semana, que funciona de segunda a domingo, das 5 horas à meia-noite.




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem