test banner

Batalhão de Policiamento Turístico nas Olimpíadas

Cerca de 45 profissionais atuarão nos pontos mais visitados e nas imediações do Lago Paranoá


De olho nos visitantes e delegações estrangeiras que estão desembarcando na cidade para as Olimpíadas, o Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), da Polícia Militar, atuará 24 horas nos locais mais movimentados da capital e nas imediações do Lago Paranoá. Serão cerca de 45 profissionais trabalhando no evento.

No período olímpico, os policiais atuarão em sete bases móveis de atendimento ao turista, localizadas no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha (duas unidades), na Praça dos Três Poderes, nos setores hoteleiros Sul e Norte, no Aeroporto Juscelino Kubitschek e no Terminal Rodoviário Interestadual, além da base no lago, próximo à Ponte das Garças.

“Vamos atuar em dois eixos. A gente tem turistas que vão mais para os atrativos da região e turistas que preferem esportes no lago, passear pelo Pontão, pela orla da Ponte JK. Além disso, delegações estrangeiras estarão hospedadas em hotéis na orla do lago”, diz a capitã Virgínia Souza, subcomandante do BPTur.

Ao contrário do policiamento tradicional, focado mais na repressão, o Batalhão de Policiamento Turístico prioriza a informação e a prevenção para os visitantes. Apesar disso, eles precisam agir caso se deparem com alguma situação incomum. Os profissionais do BPtur também são responsáveis por encaminharem ocorrências relacionadas aos turistas.

O Batalhão de Policiamento Turístico foi criado por meio de decreto, em maio de 2016, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Até então, eles faziam parte do Agrupamento Turístico, criado em 2001, que atuou na Copa do Mundo. Após as Olimpíadas, o efetivo continuará trabalhando nos locais de maior movimentação turística.

SEGURANÇA 
Mais de mil profissionais de segurança, entre Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estarão envolvidos nas operações para a realização das Olimpíadas em Brasília.  Além de 4 mil militares das Forças Armadas (Aeronáutica, Exército e Marinha).

SERVIÇO
Batalhão de Policiamento Turístico – Olimpíadas - 24 horas – (61) 99150-5577 - Emergência Geral: 190, 191 e 112 / bptur.pmdf@gmail.com



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem