test banner

Vacinação de cães e gatos contra raiva ocorrerá em três sábados

No dia 27, animais da área rural receberão a dose do medicamento. Em 10 e 17 de setembro, postos serão montados na área urbana. Meta é imunizar 271 mil bichos

Cerca de 271 mil cães e gatos, 80% da população desses animais no Distrito Federal, devem receber a vacina contra raiva durante campanha organizada pela Secretaria de Saúde. (#Postos No dia 27 (sábado), 200 postos funcionarão em 17 áreas rurais de Brasília. Em 10 e 17 de setembro (sábado), serão 1.640 pontos de vacinação na área urbana da capital do País, a maioria em frente a centros de saúde.

O único caso de raiva em uma pessoa no DF ocorreu em 1978 e, em cães e gatos, nos anos 2000 e 2001, respectivamente. “No entanto, o fato de estar controlado não significa que os animais não precisem ser levados para vacinar. Pelo contrário, é extremamente necessário, para nos mantermos sem a doença, que tem 100% de letalidade”, frisa o veterinário da Vigilância Ambiental em Saúde, Laurício Monteiro.

Cerca de 6 mil profissionais atuarão na campanha, entre servidores da Secretaria de Saúde, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater), da Fundação Nacional de Saúde, de militares e de universidades com curso de veterinária.

As 271 mil doses da vacina foram enviadas pelo Ministério da Saúde. O governo de Brasília investiu em seringas e agulhas para cobrir os 80% do público-alvo.

Podem ser imunizados cães e gatos a partir de três meses de vida que estejam saudáveis, inclusive as fêmas prenhas e aquelas que acabaram de ter filhotes. A Vigilância Ambiental de Zoonoses recomenda que os cães sejam levados com coleira, e aqueles mais agressivos, de focinheira. Já os gatos, se possível, abrigados em uma caixa.

A raiva pode ser transmitida para o homem por meio da saliva e de secreções do animal infectado, principalmente pela mordida.





Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem