Policiais militares recebem instruções sobre o
sistema integrado de informações capaz de identificar com precisão os locais de
chamadas para as centrais de emergência 190 e 193. Foto: Tony Winston/Agência
Brasília
"Sistema de georreferenciamento das ocorrências da
Central Integrada de Atendimento e Despacho informará com maior precisão local
da chamada"
A Secretaria da
Segurança Pública e da Paz Social lançou sistema integrado de
informações capaz de identificar com precisão os locais de chamadas para as
centrais de emergência 190, da Polícia Militar, e 193, do Corpo
de Bombeiros. A medida visa identificar a demanda de cada região e os pontos
com mais ocorrências para que os gestores promovam ações pontuais. A
apresentação foi feita nesta segunda-feira (10), na Academia de Polícia
Militar.
Quem acionar a Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) terá o número de telefone e a localização exata identificados por tecnologia de georreferenciamento, pela qual os dados serão enviados de satélites para o Sistema de Gestão de Ocorrências (Sigeo). Isso facilita o monitoramento constante de crimes e a celeridade no envio de viaturas.
“Os comandantes das unidades vão saber com precisão a data, a hora e o
local do crime para determinar onde colocar policiais”, explica o comandante-geral
da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Nunes.
“Além disso, cruzamos dados da
Polícia Civil existentes nas delegacias, os da Polícia Militar por meio do 190
e os de uma pesquisa de vitimização, em que entrevistamos moradores de cada
região administrativa para identificar os tipos de crime e combatê-los mais
rapidamente.”
Caberá aos profissionais da Ciade armazenar as informações passadas
pelos solicitantes. Policiais e bombeiros militares poderão acessá-las dos
batalhões e dos quartéis. Os gestores também podem acrescentar dados de
levantamentos próprios. A ideia é que, aos poucos, o Departamento de
Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e a Polícia
Civil também integrem o sistema.
“O comandante visualiza em um painel o
dia, o horário e o local. Isso vai ajudar a identificar as ocorrências mais
características de uma segunda-feira em Ceilândia, por exemplo.” - (Major da PM
Célio Dutra, coordenador de coleta e tratamento de dados da Subsecretaria de
Gestão da Informação, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social)
Os comandantes vão ter acesso a análises estatísticas e mapas com
horários, dias e locais em que as pessoas mais acionam as forças de segurança.
“O comandante visualiza em um painel o dia, o horário e o local. Isso vai
ajudar a identificar as ocorrências mais características de uma segunda-feira
em Ceilândia, por exemplo”, disse o coordenador de coleta e tratamento de dados
da Subsecretaria de Gestão da Informação, da Secretaria da Segurança Pública e
da Paz Social, o major da Polícia Militar Célio Dutra. “Isso facilita a
distribuição do efetivo e ações de prevenção.”
O Sigeo custou R$ 192 mil, recursos do Tesouro descentralizados para a
Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. Ele entra em funcionamento
ainda nesta semana.
Galeria de Fotos: ( goo.gl/Kx1KMJ )
Agência Brasília