test banner

Planetário de Brasília tem colônia de férias com oficinas e lançamento de foguetes

Veículos serão construídos a partir de garrafas PET. Projeto vai de 9 a 13 de janeiro, e inscrição 'custa' 2 kg de alimento ou a doação de um brinquedo novo.

Crianças de 8 a 12 anos do Distrito Federal podem se inscrever para a colônia de férias promovida pelo Planetário de Brasília, prevista para a semana de 9 a 13 de janeiro. A programação é dividida em dois dias e inclui atividades como oficinas, sessões comentadas de filmes sobre astronomia e até lançamento de foguetes feitos com garrafa PET.

As inscrições estão abertas, devem ser feitas até o dia 13 de janeiro – ou até acabarem as vagas – no próprio planetário. A matrícula é "paga" com 2 kg de alimento não perecível, ou um brinquedo novo (veja serviço abaixo).

Em um dos dias, os jovens podem aprender a fazer origami, construir e lançar foguetes e, ainda, aprender sobre a história do VSB-30 – foguete sonda brasileiro cedido pelo Programa Espacial Brasileiro e restaurado pela Federação das Indústrias de Brasília (Fibra). Com 12 metros de comprimento, o veículo fica exposto na área externa do Planetário.

Durante as atividades, as crianças também vão descobrir como observar as horas a partir da constelação do Cruzeiro do Sul, e conhecer jogos de tabuleiro de diversos lugares do mundo. Cada turma tem 30 vagas, e a programação vai de 13h30 às 17h30 em todos os dias.
Cena de filme em exposição no Planetário de Brasília (Foto: Andre Borges/GDF/Divulgação)

Para os adultos
Além da colônia de férias, o Planetário também mantém as atividades normais de visitação, com as exposições "Universo Surpreendente", com fotos tiradas no deserto do Atacama (Chile), e "O Azul que Pinta o Céu", com réplicas de obras do Museu do Louvre (França).

A visitação das exposições e instalações é sempre gratuita. Para assistir às sessões na Cúpula, é preciso doar 1 kg de alimento não perecível. O Planetário de Brasília fica fechado no dia 1º de janeiro, e deve divulgar nova programação no início de 2017.

Colônia de Férias do Planetário de Brasília
De 9 a 13 de janeiro - Endereço: Eixo Monumental, próximo ao Centro de Convenções e ao Mané Garrincha - Inscrições: até o dia 13, no próprio Planetário, com a doação de 2 kg de alimento ou um brinquedo novo - Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 21h, e nos fins de semana, das 8h às 20h
Obras da exposição 'O azul que pinta o céu', no Planetário de Brasília (Foto: Andre Borges/GDF/Divulgação)

Programação
Dias 9, 11 e 13 de janeiro - 13h30: Sessão comentada do filme "Origens da vida"-14h: Oficina de origami - 15h: Lanche comunitário - 15h30: Oficina Missão VSB-30 - 16h30: Início dos lançamentos dos foguetes - 17h30: Término e entrega das crianças aos pais - Dias 10 e 12 de janeiro - 13h30: Sessão comentada do filme "Reino de luz" - 14h: Oficina Jogos de Todo Mundo - 15h: Lanche comunitário - 15h30: Oficina Planisfério - 16h30: Oficina Relógio Estelar - 17h30: Término
Cena de filme em exposição no Planetário de Brasília (Foto: Andre Borges/GDF/Divulgação)



Por G1 DF

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem