test banner

Inscrições em creches públicas do DF são feitas pelo 156 - "Mudança vale somente para crianças de até 3 anos, e não há prazo para manifestar interesse na vaga"

Centro Educacional da Primeira Infância Araraúna, em Santa Maria. Foto: Tony Winston/Agência Brasília – 7.4.2016

"Mudança vale somente para crianças de até 3 anos, e não há prazo para manifestar interesse na vaga" 

Pais ou responsáveis que queiram matricular crianças de até 3 anos em creches da rede pública do Distrito Federal e nas conveniadas têm de ligar para o telefone 156 (opção 2) para manifestar interesse na vaga. Antes, os interessados precisavam comparecer à regional de ensino da unidade escolar de sua escolha no último dia útil do mês, o que costumava resultar em filas.

De acordo com a Secretaria de Educação, o novo procedimento foi adotado para facilitar a vida da população. “Agora a inscrição pode ser feita pelas pessoas a qualquer tempo, das casas delas, com tranquilidade”, destaca Raphaella Cantarino, diretora de Acompanhamento da Oferta Educacional. Ela enfatiza que não há prazo para se inscrever. E complementa: “Quem se inscreveu no ano passado vai ter de ligar de novo porque os critérios [de prioridade para atendimento] mudaram”.

O atendimento do 156 (somente para chamadas feitas de aparelho fixo) é de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e, aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 18 horas. Antes de ligar, a secretaria recomenda que seja lido o Manual de Procedimentos para Atendimento à Educação Infantil – Creche.
Pais ou responsáveis têm de validar a inscrição na coordenação regional de ensino
A manifestação de interesse em uma vaga não garante a matrícula, que será a última etapa do processo. Depois de informar os dados pelo 156, deve-se procurar a coordenação regional de ensino para comprová-los. Nesse caso, o atendimento é apenas em dias úteis.
"Quem se inscreveu no ano passado tem de ligar de novo porque os critérios (de prioridade para atendimento) mudaram"Raphaella Cantarino, diretora de Acompanhamento da Oferta Educacional

Nessa etapa, a de validação, têm de ser apresentados (original e cópia): certidão de nascimento ou documento de identificação da criança com foto; CPF, carteira de identidade e comprovante de residência da mãe ou responsável legal; e documentos que comprovem os critérios de prioridade para atendimento (mãe ou responsável legal trabalhadores; baixa renda; medida protetiva; risco nutricional; e mãe adolescente).
Com a nova forma de inscrever alunos de até 3 anos em creches, o acesso à classificação do cadastro de vagas da educação infantil ficará temporariamente indisponível. A interrupção do serviço é necessária para adaptar o banco de dados às novas exigências que determinam a pontuação no atendimento.
No ano passado, por exemplo, não havia o critério mãe adolescente e a pontuação por faixas salariais. Depois de concluídas as alterações no cadastro, a consulta à classificação das crianças inscritas poderá ser feita pelo site da Secretaria de Educação.
Segundo o calendário divulgado pela pasta, as aulas nas creches começam em 6 de fevereiro.
Inscrições em creches da rede pública de ensino - Pelo telefone 156 (opção 2) - De segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e, aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 18 horas - Ligações somente de aparelhos fixos - Mais informações no tira-dúvidase no Manual de Procedimentos para Atendimento à Educação Infantil – Creche.








Agência Brasília – Raquel Flôres

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem