test banner

Aula de educação no trânsito ensina pais sobre transportar alunos

Detran-DF promove campanha de volta às aulas para orientar pais, alunos e educadores sobre como fazer, de forma correta, o embarque e o desembarque de passageiros em frente aos colégios
 Por Maíra Streit,  

A mãe, impaciente, buzina para que o filho entre depressa no carro. O pai, atrasado, estaciona em local irregular. Os alunos correm para atravessar a rua, sem prestar muita atenção no trânsito. A hora da saída da escola é sempre um tumulto, mas é preciso estar atento às regras que garantem a segurança de todos.

Pensando nisso, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) está promovendo campanha educativa na volta às aulas. As equipes distribuem folhetos e brindes, na porta dos colégios, orientando a comunidade sobre como fazer o embarque e o desembarque de passageiros de forma correta. Também abordam a questão do cinto de segurança, o uso de cadeirinhas e assentos de elevação, além dos riscos de utilizar o celular ao volante.

As ações serão realizadas nas proximidades de colégios durante o mês de fevereiro para aproveitar o início do ano letivo. O foco da campanha é conscientizar não só crianças e adolescentes, mas também pais e condutores de transporte escolar. Por isso, tudo é feito no intervalo entre os períodos matutino e vespertino, quando aumenta o fluxo de carros e pedestres na região.

O servidor do Detran-DF Donizete Costa, que atua nas atividades educativas, conta que a garotada se torna parceira e costuma corrigir pessoas da família quando elas cometem alguma infração.

Ele diz que o objetivo do trabalho é evitar conflitos no trânsito e fazer com que os pequenos se tornem cidadãos mais conscientes.

— É uma ação simples, porém traz resultados positivos. Nós percebemos na prática. Só de verem a gente, os pais  mudam o comportamento.

Para reforçar a segurança, as faixas de pedestres também foram revitalizadas nas imediações de escolas em várias áreas do DF.

O Super! acompanhou um dia da campanha no Colégio La Salle, na quadra 906 Sul, e conversou com alguns alunos. Antes, as visitas do Detran-DF já haviam sito feitas no Maristinha e no Leonardo da Vinci. Veja o que o pessoal achou da iniciativa e o que aprendeu sobre as atitudes necessárias para evitar acidentes.

Fala aí!
É bom para evitar acidentes. Acho importante. Ensina as pessoas a atravessarem a rua, prestarem atenção ao sinal vermelho e terem mais cuidado.
(Gustavo Germano Rosa, 8 anos) 

Isso ajuda na segurança de todas as pessoas. Algumas são mal-educadas e estressadas no trânsito. Eu sempre ando na faixa e me lembro de levantar a mão quando passo.
(Lucas Carvalho, 12 anos)

Para não ser atropelado, tem que olhar os carros antes de atravessar a rua. E tem que usar o cinto de segurança também.
(Aline  Fonseca, 9 anos)

Essa ação é legal, porque, quando estiverem crescidas, as crianças vão saber respeitar as placas e estarão mais protegidas e seguras.
(Valentina de Melo Azevedo, 8 anos)

Muita gente não sabe sobre isso e não está nem aí. Aprender é bom, porque, quando estiver maior, a criança terá mais consciência e vai respeitar o próximo.
(Amanda Gonçalves, 12 anos)

Sem segurança, os carros podem bater e as crianças podem se machucar, ficar feridas. O motorista precisa ir devagar, não beber e nem mexer no celular.
(Matheus Alberto Balduíno, 10 anos)

Calendários das próximas ações educativas do Detran

13/02 — Módulo A
(Plano Piloto)
14/02 — Escola Classe Paranoá e EC 3, Setor Res. Leste Buritis I (Planaltina)
15/02 — CMTN — Samdu Norte (Taguatinga)
16/02 — Fundação Bradesco (Ceilândia)
17/02 — Escola Classe 16 (Taguatinga)


(*) Maíra Streit - Especial para o Correio Braziliense – Foto: Arthur Menescal- Esp/CB/D.A.Press 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem