DER analisa documentação de 12 empresas interessadas na execução da obra
que ligará Taguatinga à Octogonal. Construção deve ser concluída em 240 dias
Está em curso a concorrência para execução da obra da ciclovia na
Estrada Parque Taguatinga (EPTG), uma das principais vias de ligação entre
Taguatinga e o Plano Piloto. Serão 25,7 quilômetros de pista construída — a
EPTG tem a extensão total de 11,2 quilômetros. A licitação do Departamento de Estradas de
Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) tem orçamento previsto de R$
11.789.414,27.
Na
quinta-feira (2), o DER começou a analisar a documentação das 12 empresas
interessadas, de acordo com o prazo do aviso de licitação publicado no Diário Oficial do
Distrito Federal em 27 de dezembro de 2016. Após o resultado de
habilitação, a obra deve ser executada em 240 dias pela empresa vencedora da
concorrência.
Serão
três faixas de ciclovia, nas marginais e no canteiro central da via. Elas
começam nas entradas dos Pistões Sul e Norte e terminam na altura da Octogonal
e do trecho de entroncamento da Estrada Parque Indústria e Abastecimento
(Epia), onde se conectam com calçadas.
Ciclovia
se conecta com calçadas já existentes
A
diretora de Estudos e Projetos do DER-DF, Ery Brandi, explica que o
projeto contempla terraplanagem, pavimentação, construção de calçadas e
sinalização. “Em alguns pontos a ciclovia se conecta a calçadas já existentes,
que passam a ser compartilhadas entre pedestre e ciclistas”, detalha.
Ela
observa que as pistas não são contínuas e se fundem em pontos específicos. Em
alguns trechos, haverá marcadores rodocicloviários, que são as faixas
pontilhadas para travessia de bicicletas. Nos locais de alta velocidade,
semáforos acionados por botões vão facilitar o acesso dos ciclistas.
A pista
das bicicletas é constituída de rota própria, separada fisicamente do tráfego
geral. A definição está na Lei nº 4.397, de 2009, que dispõe sobre a criação do Sistema
Cicloviário do DF. A obra é uma demanda dos que trafegam na região.
De acordo
com o DER-DF, além de contemplar moradores de Taguatinga, a ideia é facilitar a
mobilidade para ciclistas de Águas Claras, Vicente Pires, Lucio Costa, Guará e
Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).
Gabriela Moll - Ádamo Araujo -
Agência Brasília