Adelmir Santana, presidente da
Fecomércio: "Reforçar o sentimento de pertencimento dos brasilienses"
A partir de 25 de outubro,
Brasília será vista de um novo modo pelo resto do mundo. Pelo menos é o que
pretende a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito
Federal (Fecomércio-DF), realizadora do projeto Marca Brasília, que escolherá a
identidade multicultural da cidade, criando uma marca para representar uma
Brasília que é mais do que a capital federal. O concurso é aberto a todos os
brasileiros, que poderão oferecer uma visão própria da capital por meio de uma
logomarca que traduza a essência, a singularidade e os atributos urbanísticos e
culturais de Brasília.
O responsável pelo projeto vencedor, além de ficar
reconhecido como o criador da marca de Brasília, será premiado com R$ 20 mil.
“A nossa proposta é convidar a população a apresentar uma logomarca que
represente Brasília de forma positiva e que vá além dos estereótipos da
política e do serviço público. Queremos valorizar o ganhador, sobretudo, pelo
legado da conquista, por uma marca que ficará para sempre na história”, detalha
Adelmir Santana, presidente da Fecomércio.
Podem participar do concurso, individualmente, pessoas
físicas, maiores de 18 anos, profissionais ou não, brasileiras ou naturalizadas
no Brasil, com residência e domicílio no país. Cada participante poderá concorrer
com apenas uma proposta. As ideias de marca devem ser submetidas
eletronicamente no site www.marcabrasilia.com.br. Os participantes só poderão
inscrever projetos de marcas originais e inéditas. A participação é gratuita e,
após o recebimento e a validação das informações, um código será gerado
automaticamente e enviado para o endereço de correio eletrônico, fornecido pelo
participante, confirmando a inscrição. O prazo para submissão das propostas de
marca vai até 18 de julho.
A proposta deverá ser submetida pelo site do concurso, em um
único arquivo, em formato digital, vetorial e na extensão PDF, com a
identificação do número completo do CPF do autor, sem pontos ou traços. O
processo de seleção será dividido em três etapas: na primeira, serão recebidas as
marcas dos participantes; na segunda, uma comissão técnica escolherá as 10
melhores, que seguirão para uma comissão universitária formada por reitores de
instituições de ensino superior, que escolherão três; na terceira, as
finalistas serão disponibilizadas para votação popular na internet, por meio do
site do concurso.
O vencedor será definido pelo número absoluto de votos
recebidos, que será atualizado diariamente no site ao longo do período de
votação, após a computação e auditoria de todos os votos válidos. Em 25 de
outubro, a marca, que passará a identificar Brasília, será conhecida por todos.
A apresentação será feita por meio do site. Além da Fecomércio, o concurso
recebe apoio do Sebrae, da Câmara Temática de Turismo e Hospitalidade da
Fecomércio-DF e do Correio Braziliense.
Imagem
Brasília é uma cidade patrimônio mundial pela beleza e pelo
conjunto urbanístico. Abriga uma população marcada pela diversidade cultural e
religiosa. Ao mesmo tempo, enquanto sede dos poderes da República, a cidade está
associada constantemente a todos os estereótipos que cercam a política, quase
sempre negativos. “Preocupados com essa imagem, acreditamos que um concurso
como o Marca Brasília é de fundamental relevância para valorizar a cidade,
reforçar o sentimento de pertencimento dos brasilienses e criar uma identidade
cultural própria para Brasília, além, claro, de fortalecer o nosso turismo e
desenvolvimento econômico”, explica Adelmir Santana.
A iniciativa da Fecomércio não é inédita no mundo. No começo
dos anos 1970, o Departamento do Comércio de Nova York convocou uma prestigiada
agência de publicidade para desenvolver uma campanha que mudasse a imagem da
cidade, ligada à crise enfrentada à época. A empresa apresentou diversas
propostas, que acabaram não agradando. Depois disso, um dos designers tirou do
bolso um papel dobrado com um coração, escrito na fonte american typewriter,
com os dizeres I love NY. A ideia acabou escolhida e representa Nova York há
quase cinco décadas, virando estampa de camisetas, canecas e pôsteres.
A intenção é que a marca que represente Brasília também
consiga tal impacto. “Pretendemos, assim, que todos possam ajudar a construir e
a escolher uma identidade que possa ser abraçada pelos brasilienses e sirva
para fortalecer o nosso turismo. O projeto não tem dono, pertence à sociedade”,
afirma o presidente da Fecomércio.
Correio Braziliense