test banner

TRÂNSITO » Pista do Lago Norte a 60km/h

Pista do Lago Norte a 60km/h

*Por Ricardo Faria 

A redução da velocidade máxima na Estrada Parque Península Norte, a principal via de acesso ao Lago Norte, de 70km/h para 60km/h, entrou em vigor ontem. A mudança faz parte das ações que marcam o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito e objetiva diminuir os acidentes na via. No entanto, a alteração dividiu opiniões de moradores e usuários da estrada.

Contrário à mudança, o aposentado Evandro Freire, 65 anos, entende que a medida não vai resolver o problema. “As pessoas não respeitam nenhuma velocidade determinada. Falta educação e respeito ao próximo”, opinou. E completou: “Quem anda corretamente é punido. Por isso não sou favorável (à mudança)”, disse.

Já o ciclista Asdrúbal Borges, 42, comemorou. O professor, que pedala ao menos três vezes por semana na Estrada Parque Península Norte, disse que, por ser a parte mais frágil do trânsito, a mudança de velocidade na via é positiva. “Traz mais segurança. Qualquer procedimento para proteger o pedestre e o ciclista é válido”, defendeu.

Benefício
Para o professor Paulo César Marques da Silva, especialista em trânsito, a decisão de reduzir a velocidade no local é correta. “O principal benefício é a segurança. Apesar de não ser aparente, 10 quilômetros a menos reduz de forma drástica os danos em casos de acidentes ou atropelamentos”, destacou. No entendimento do mestre em engenharia de transportes e doutor em estudos em transportes do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), a medida “é uma forma de contrapor a cultura da velocidade, que nós temos aqui no DF”, encerrou.

Além da redução de velocidade na via, a adequação da ciclovia às normas do Código de Trânsito Brasileiro começarão a ser implementadas a partir do próximo ano. Além da pintura, colocação de taxões e integração entre elas, haverá campanhas educativas. O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) informou que todos os radares móveis da via foram calibrados um dia antes da mudança nas placas de sinalização.

O DER informou que a redução da velocidade nessa estrada atendeu a um pedido da comunidade local e que foi realizado estudo prévio analisando as características de trânsito na via, como a contagem do número de veículos, pedestres e ciclistas.


(*) Ricardo Faria – Correio Braziliense – Foto/Google

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem