test banner

Sinal da educação

Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro 

Sinal da educação

Por Severino Francisco

Em meio a tantas notícias ruins, é alentador ler que duas escolas da periferia do Plano Piloto, o Centro de Ensino Médio 1 de Brazlândia e o Centro de Ensino Médio 2 de Ceilândia, conseguiram aprovar mais de 100 estudantes na Universidade de Brasília, por meio do PAS e do Sisu.

As escolas se prepararam para os novos sistemas de avaliação. Quem chega ao Centro de Ensino Médio 2, em Ceilândia, informa a matéria de Pedro Grigori e Walder Brandão, publicada no caderno Cidades, é recebido com a frase “Seja bem-vindo à melhor escola da Ceilândia”. A iniciativa partiu do diretor da escola, Wilson Venâncio, para estimular os alunos a manter um compromisso com o estudo.

No Centro de Ensino Médio 1 de Brazlândia, também houve muita festa e comemoração. Afinal, 58 alunos da escola foram aprovados na primeira chamada do PAS. Se as expectativas do diretor do colégio se confirmarem, com as próximas chamadas, mais de 100 alunos ingressarão na UnB. Isso significaria quase 10% dos 1.368 alunos que estudam no colégio.

Alguns são os primeiros da família a ingressarem em um curso superior. Rafaela Moura Curinga, de Ceilândia, é filha de um porteiro e de uma dona de casa. Vai cursar medicina.

Não entrarei no mérito da polêmica sobre as contas sociais. Mas me parece que a aprovação dessa turma é um acontecimento que merece ser saudado, principalmente no momento dramático que estamos vivendo.

A universidade não é imune aos movimentos da história, se deteriorou muito nos últimos tempos e está longe da utopia. Mesmo assim, você não passa por uma universidade para ser a mesma pessoa. É para sair uma pessoa muito mais competente, qualificada e melhor.

Censo Escolar 2017, divulgado ontem, pelo Ministério da Educação, revela que 1,5 milhão de adolescentes estão fora da escola. Isso significa o percentual de 15% de todos os jovens de 15 a 17 anos. Qual a perspectiva dessa legião urbana de adolescentes destituídos de educação em um cenário explosivo de estímulos à violência?

Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira devem ter ficado muito felizes com a notícia da aprovação de 100 estudantes da periferia à universidade que idealizaram e criaram. Ouçamos a fala provocadora de Darcy Ribeiro em entrevista ao jornal Campus: “As pessoas precisam estar à altura da universidade. Ela é a Universidade Nacional do Brasil, tem de ser melhor que Oxford, que Cambridge. Tem que ser realmente uma grande universidade, porque foi pensada para isso e é preciso fazer uma autoanálise: como é que estou ensinando, como é que estou pesquisando, como o aluno está aprendendo? Tem que pegar o máximo de alunos que possam estudar em tempo integral e dar a eles a oportunidade de trabalhar nesse período durante tantos anos para serem os melhores do mundo. Isso tem que ser feito”.


(*) Severino Francisco – Jornalista, colunista do Correio Braziliense – Foto/;Ilustração: Blog - Google

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem