test banner

Uma excelente ideia!

Uma excelente ideia!

*Por Jane Godoy

Na quinta-feira, em Pinceladas, passei aos leitores uma notícia que me encheu de esperança: alunos de engenharia civil do Iesb elaboraram projetos para a revitalização dos espaços públicos de Ceilândia.

O trabalho foi feito em parceria com a administração da cidade, e quem mais vai ganhar com isso são os próprios alunos, que terão em mãos um material didático e laboral de primeira grandeza, vão beneficiar os locais de uso comum da cidade, transformando o projeto, antes, talvez modesto e apenas educacional, numa grande fábrica de qualidade de vida e presteza na criação de uma forma mais dinâmica, técnica e bem menos política de “consertar” a cidade.

Ao longo dos anos, já se vão quase 15, temos deixado aqui, primeiro em forma de modestos, mas bem-intencionados, recadinhos a governantes, administradores, deputados distritais e federais. Tantas e tantas ideias, tantos e tantos sonhos, para tantas e tantas áreas ou regiões de Brasília, sempre com o desejo ardente de vê-la deslumbrante, bem-arrumada, perfeita quando se fala de acessibilidade de toda ordem, como calçadas, passeios, ciclovias, passagens pavimentadas para pedestres, estacionamentos precários e escassos — como o do Centro de Convenções Ulysses Guimarães —, iluminação, e tantos outros assuntos e problemas que dariam para editar um livro de mais de mil páginas.

Muitas de nossas ideias e reivindicações foram atendidas. A mudança da Feira da Torre de TV, a mudança daquelas barraquinhas apertadas e sem acesso decente para os usuários da Feira dos Importados, os mais de 600km de ciclovias construídas em todo o Distrito Federal, a construção delas nos dois lados do canteiro central do Eixo Monumental, tirando os ciclistas da pista tão movimentada e perigosa e tantas outras coisas que foram feitas.

Agora, sabendo da interferência dos alunos do Centro Universitário Iesb, sob a batuta da professora Eda Coutinho mais o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, e o administrador de Ceilândia, Vilson José de Oliveira, que assinaram as ordens de serviço para a revitalização dos espaços públicos na região administrativa, cresceu em mim um entusiasmo muito grande e a vontade de que momentos como esse se repitam em todo o Distrito Federal, pelas mãos de estudantes de todas as universidades, que cursam todos os cursos. Seria um exercício de criatividade para eles, um benefício para as comunidades, logradouros, vias de acesso e outros locais.

O governo e as secretarias abririam suas portas aos estudantes, que retribuiriam com soluções racionais, ágeis e baratas. Sem falar no quanto se enriqueceria o currículo desses jovens.

Tudo o que se faz junto se faz com mais amor e presteza.

Daqui, deste cantinho sonhador e cheio de ideias para transformar Brasília numa cidade modelo em tudo, ousamos até passar um “dever de casa”.

Que tal fazerem um projeto para a ampliação racional do estacionamento do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, que, como todo mundo sabe, não comporta a demanda para os grandes shows e eventos, fazendo com que todos os usuários recebam em casa, dias depois, multas vultosas, por terem acreditado nos vigias, que garantiram poder estacionar ali. Isso acontece em plena capital da República!

Poderiam ser feitos projetos de autoria de várias turmas, de várias instituições, obedecendo às normas e às leis de tombamento, submetidos a apreciação de um júri técnico, e escolhida e premiada a equipe vencedora. Quem sabe torna-se possível executar?

Que com esse projeto de revitalização acima descrito, surja uma nova era para o progresso e a beleza urbana de Brasília.


(*) Jane Godoy – Coluna 360 Graus – Foto: Arquivo Pessoal – Correio Braziliense

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem