test banner

STJ mantém Rôney Nemer inelegível e amplia pena


STJ mantém Rôney Nemer inelegível e amplia pena
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) ampliou os efeitos da condenação do deputado federal Rôney Nemer (PP/DF) em ação de improbidade administrativa da Operação Caixa de Pandora. Com base em recurso do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a Primeira Turma do STJ ampliou a pena de inelegibilidade de seis para oito anos. Na mesma oportunidade, os ministros, sob a relatoria de Gurgel de Faria, rejeitaram recurso de Nemer contra a condenação. Essa decisão praticamente sepulta as chances do parlamentar ser o vice de Jofran Frejat (PR), como chegou a ser aventado, por indicação de Tadeu Filippelli (MDB). Nemer sequer poderá concorrer nas próximas eleições, porque está enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Segundo o Ministério Público e a Justiça, Nemer recebia dinheiro em troca de apoio ao governo Arruda. O deputado nega a acusação. 

Israel Batista pode assustar aliados
Na base do governador Rodrigo Rollemberg, com os nomes na disputa para deputado federal, será bem difícil eleger dois políticos, levando-se em conta o coeficiente eleitoral de 180 mil votos. Entre os concorrentes da coligação, um dos nomes considerados mais fortes é o distrital Professor Israel Batista (PV). Ele tem estrutura no governo Rollemberg e trabalho para alcançar uma boa votação. Para uma eventual segunda vaga, estarão no páreo o deputado Augusto Carvalho (SD), o ex-secretário de Desenvolvimento Social Marcos Pacco (Podemos) e o ex-secretário de Cidades e de Mobilidade Marcos Dantas (PSB). Vai ser um jogo duro. Não à toa o secretário de Esporte e Turismo Jaime Recena (PSB), que concorreu a federal na última eleição, desistiu.

Privilégio para poucos
Por que José Dirceu e Luiz Estevão, os dois presos mais ilustres do Distrito Federal, cumprem pena sozinhos em uma cela do bloco 5 do Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo Penitenciário da Papuda, enquanto outros presos estão alojados com até 10 internos em espaços menores? Essa escolha leva em conta os poderes político e econômico? Essas são as perguntas que a Secretaria de Segurança Pública e Paz Social, responsável pela fiscalização do sistema penitenciário do DF, precisa responder. 

Distrital ou federal?
A deputada Celina Leão (PP) também precisa avaliar com calculadora se valerá a pena concorrer a federal na coligação de Frejat, que já tem candidatos com grande chance de vitória, como Flávia Arruda (PR) e Tadeu Filippelli (MDB).

A pergunta que não quer calar….
O que contêm os arquivos dos cinco pendrives apreendidos pela Polícia Civil do DF em poder do ex-senador Luiz Estevão durante busca da Operação Bastilha?


Ana Maria Campos – Fotos: Luis Nova/CB/D.A.Press – Rodrigo Nunes/CB/D.A.Press – Carlos Moura/CB/D.A.Press – Correio Braziliense



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem