Com 1,7 milhão de veículos e um transporte público deficiente, as vias
do Distrito Federal estão cada vez mais congestionadas
Mobilidade urbana é desafio para candidatos
- Dez dos 11 concorrentes a governador enviaram ao Correio os projetos
para melhorar o trânsito e o transporte público. Mas, contando com dinheiro da
União, a maioria não detalhou as ideias nem estimou o valor das obras
*Por Ana Viriato
Entre os principais dilemas dos candidatos ao
Palácio do Buriti, está o tracejo de estratégias para garantir um transporte de
massa com equidade social e desafogar o trânsito no Distrito Federal, onde há
1,7 milhão de veículos registrados no Departamento de Trânsito (Detran-DF),
média de um habitante por 1,74 carro. Em agendas de campanha, os concorrentes
tratam a mobilidade urbana como uma das prioridades e listam dezenas de
promessas — da expansão do metrô à redução das tarifas de ônibus.
O Correio pediu que eles listassem os cinco
principais projetos para o setor de forma detalhada, apontando custos, fonte de
recursos, duração das obras e público-alvo. Dez dos 11 candidatos enviaram as
sugestões (veja Quadro). Só o professor Guillen (PSTU) deixou de atender às
ligações e mensagens.
A ampliação do metrô em Ceilândia e Samambaia, além
da construção de estações na Asa Norte, está entre as prioridades de quatro
deles: Alberto Fraga (DEM), Eliana Pedrosa (Pros), Rodrigo Rollemberg (PSB) e
Rogério Rosso (PSD). Apenas o candidato à reeleição apresentou a estimativa de
custos das obras, R$ 700 milhões. Todos apontaram como fonte de recursos a
União — em janeiro, o Ministério das Cidades liberou R$ 275,5 milhões para a
expansão dos trilhos em Samambaia, com contrapartida de R$ 40 milhões do GDF.
A criação de um trem regional que ligue a
Rodoferroviária a Luziânia (GO), projeto idealizado na gestão do ex-governador
Joaquim Roriz , é avaliada por Pedrosa, Rosso e a professora Fátima Sousa
(PSol). Nenhum dos três, contudo, apontou o valor da proposta. “Como é algo que
envolve o Estado de Goiás, nosso vizinho dividiria o restante dos custos
conosco”, explicou Pedrosa.
As obras para a viabilização do trânsito do BRT ou
VLT aparecem nos planejamentos de nove candidatos. De acordo com Rollemberg, as
intervenções para a implantação do BRT no Eixo Oeste
(Brasília-Taguatinga-Brasília), Eixo Norte (Planaltina-Sobradinho-Brasília) e
Eixo Sul custarão R$ 1,6 bilhão. No caso do VLT, a maioria dos postulantes
pretende implementá-lo entre a W3 Norte e Sul, para ligar os dois terminais.
Ainda conforme estimativas do socialista, a obra custa R$ 700 milhões.
Ibaneis Rocha (MDB), Rosso e Rollemberg priorizam,
ainda, novas ciclofaixas e ciclovias. O parlamentar e o advogado não detalharam
as ações. O socialista pensa em ampliar a infraestrutura cicloviária em 500 km.
A construção de viadutos figura entre as prioridades da maioria. Os locais
apontados variam: Recanto das Emas, Lago Sul, Águas Claras, Riacho Fundo, EPIG
e outros.
Tarifas
Júlio Miragaya (PT) disse pretender diminuir de 20%
a 25% os valores dos bilhetes de ônibus. Fátima Sousa planeja liberar o acesso
ao metrô em domingos e feriados, “para que as famílias trabalhadoras possam ter
direito a viver tudo o que o DF tem a oferecer”.
Paulo Chagas (PRP) projeta a criação de um sistema
de transporte coletivo exclusivo para o Plano Piloto. A ideia do militar
reformado é estabelecer terminais em pontos estratégicos. Com as medidas, uma
passagem daria direito à circulação por toda a cidade. “Os planos detalhados serão
concluídos durante o ano de 2019 e os recursos, alocados para 2020 em diante”,
adiantou.
O general também quer implementar a Zona Azul, para
“evitar que as vagas fiquem ocupadas o dia todo por trabalhadores da própria
área, dificultando o uso rotativo por clientes e usuários; e substituir os
atuais “flanelinhas” por agentes de estacionamento”.
Rosso e Ibaneis pretendem instalar parquímetros
pela cidade. As propostas visam restringir o número de automóveis em áreas
críticas, como o Setor Comercial Sul.
“Políticas de Estado”
Professor do Centro Universitário de Brasília
(UniCeub) e doutor em Transportes, Edson Benício afirma que o maior desafio do
governador eleito será unir medidas com efeitos a curto e longo prazos. “O
candidato eleito precisa implementar políticas de Estado, e não de governo. O
problema da mobilidade urbana não pode ser resolvido em quatro anos. É
necessário pensar adiante, sem deixar de lado as questões emergenciais”.
O especialista pontuou que, de pronto, a criação de
uma série de viadutos e o alargamento das vias podem livrar a população de
impasses diários. Contudo, destacou que as medidas não resolvem o problema de
forma definitiva. “É um ciclo: se você amplia o espaço para a circulação de
carros, acaba por incentivar o uso de veículos. Pouco tempo depois, precisará
aumentar as pistas novamente”.
A solução de congestionamentos, portanto, passa
pela implementação de transporte de massa adequado. “Precisamos incentivar a
população a deixar os carros em casa. Isso só é possível com meios de
transporte que garantam segurança, comodidade e rapidez. O módulo que mais faz migrar
é o sob trilhos. É nele que devem ser concentrados investimentos”, defende.
Promessas: Dez dos 11 candidatos ao Palácio do
Buriti elencaram as cinco principais propostas para a mobilidade urbana do DF.
Alberto Fraga (DEM)
»Implementação do VLP na W3 Sul e Norte;
»Ampliação do metrô em Ceilândia, Samambaia e Asa
Norte;
»Construção do túnel rodoviário de Taguatinga da
Praça do Relógio à EPTG;
»Viadutos nas entradas do Recanto das Emas e do
Riacho Fundo I;
»Ampliação de faixas na EPNB e EPVP.
Alexandre Guerra (Novo)
»Incentivar a circulação dos coletivos;
»Implantação de sistema de controle e de vias
prioritárias/ faixas exclusivas;
»Instituir um sistema de gestão compartilhada do
sistema de transporte integrado entre DF e Entorno;
»Uso de tecnologia adequada a cada segmento da
demanda;
»Sistema de informação ao usuário eficiente;
»Implantação de rede de calçadas com
acessibilidade.
Eliana Pedrosa (Pros)
»Transporte de passageiros na linha férrea entre
Brasília e Luziânia;
»Finalização do corredor do Eixo Norte para o
trânsito do BRT;
»Construção de viadutos em Águas Claras, Recanto
das Emas, Riacho Fundo, EPIG e Gama;
»Expansão do metrô em Ceilândia, Samambaia e Asa
Norte;
»Implementação do VLT que ligaria o Sol Nascente, em
Ceilândia, à Taguatinga.
Fátima Sousa (PSol)
»Revisão de contratos de empresas do sistema de
transporte, ampliação da frota e dos horários de circulação de ônibus;
»Fortalecimento da fiscalização e fusão entre metrô
e TCB;
»Metrô gratuito aos domingos e feriados;
»Conclusão do BRT Sul e adequação do corredor da
EPTG;
»Implementação do trem entre Brasília e Luziânia e
instalação de paradas mais amplas.
Guillen (PSTU)
»Não retornou as mensagens e ligações
Ibaneis Rocha (MDB)
»Criação de 85 linhas de vans para alimentar o
metrô, ônibus e o VLT;
»Construção do túnel de Taguatinga e término da
obra prevista na região do SIA/Octogonal;
»Implementação, em centros urbanos, de
estacionamento rotativo com parquímetros;
»Viadutos no Recanto das Emas, Riacho Fundo,
Paranoá, Itapoã, Sobradinho e Lago Sul;
»Ônibus com linha direta entre Taguatinga e o Plano
Piloto
Júlio Miragaya (PT)
»Implantação de 50km de faixas exclusivas para
ônibus;
»Implantação dos BRTs Oeste (Ceilândia) e Norte
(Sobradinho e Planaltina);
»Redução das tarifas das passagens de ônibus, de
20% a 25%;
»Regularização do Passe Estudantil e instituição do
Passe para desempregados;
»Obras para resolver principais estrangulamentos de
trânsito no DF.
Paulo Chagas (PRP)
»Construção de terminais no Plano Piloto e
implementação do VLP em faixas exclusivas;
»Criação do programa pelo qual uma única passagem
por dia dará direito de circular por todo o Plano Piloto;
»Instauração da Zona Azul;
»Resgatar e avaliar o projeto de uso dos trilhos
ferroviários para a operação de metrô de superfície;
»Aumento da segurança dos passageiros e
trabalhadores do Sistema de Transporte Coletivo.
Renan Rosa (PCO)
»Estatização de todo o sistema de transporte público;
»Criação de Conselhos Populares para aprovar ou
vetar ações relacionadas à mobilidade;
»Construção de túneis e viadutos.
Rodrigo Rollemberg (PSB)
»Finalização de projeto e obra do Expresso Oeste;
»Obras de extensão do Expresso Sul até a Estação de
metrô Asa Sul;
»Implementação do Expresso Norte;
»Ampliação do metrô em Ceilândia, Samambaia e Asa
Norte;
»VLT na W3 Sul e Norte;
»Mais 500 km de ciclovias/ciclofaixas;
»Construção e ampliação de Terminais para
integração.
Rogério Rosso (PSD)
»BRT na região de Sobradinho/Planaltina e expansão
para Valparaíso de Goiás e Luziânia;
»Criar vias de acesso e implantar definitivamente a
Via Interbairros;
»Viadutos e intervenções viárias, como o do Recanto
das Emas e Jardim Botânico;
»Expansão do metrô em Ceilândia, Samambaia e Asa
Norte
»Instalação de parquímetros digitais.
(*) Ana Viriato – Fotos: Breno Fortes/CB/D.A.Press (Arte Google) – Correio Braziliense
(*) Ana Viriato – Fotos: Breno Fortes/CB/D.A.Press (Arte Google) – Correio Braziliense
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ELEIÇÕES 2018