test banner

ELEIÇÕES-DF 2018 » Deputados do PTB barrados - (Trinta e dois candidatos do partido de Alírio, vice de Eliana Pedrosa (Pros) na disputa pelo GDF, têm o pedido de registro de candidatura negado pelo TRE)

Alírio e Eliana Pedrosa, no dia em que a chapa foi fechada: problema para a formação de coeficiente eleitoral

Trinta e dois candidatos do partido de Alírio, vice de Eliana Pedrosa (Pros) na disputa pelo GDF, têm o pedido de registro de candidatura negado pelo TRE. Pela decisão, eles estão impedidos de fazer campanha. Ainda cabe recurso

*Por Ana Maria Campos - Bruna Lima 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/DF) negou, ontem, o pedido de registro 32 candidaturas de deputados federais e distritais do PTB, partido de Alírio Neto, vice de Eliana Pedrosa (Pros). O plenário considerou, por 7 votos a 0, que a legenda não apresentou no prazo legal a filiação desses candidatos à Justiça Eleitoral. Pela decisão, eles estão impedidos de fazer campanha.

A coligação pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou buscar uma liminar para manter esses candidatos em campanha. Porém, a dúvida sobre a manutenção das candidaturas é uma má notícia para Eliana, líder nas pesquisas. Entre os nomes vetados, está, por exemplo, o de Jaqueline Silva (PTB), considerada uma promissora candidata a distrital, já que na última eleição teve mais de 10 mil votos.

Sem essas candidaturas, toda a coligação para deputados federais liderados pelo PTB está ameaçada. Embora nem todos os concorrentes estejam com registro negado, o impedimento de tantos aliados inviabiliza a formação de coeficiente eleitoral para a eleição de um representante para a Câmara dos Deputados e para a Câmara Legislativa. Também candidatos do grupo de Eliana, Joaquim Roriz Neto (Pros) e o senador Hélio José (Pros) não foram atingidos porque estão em outra coligação para deputado federal.

A relatora dos processos, a desembargadora Maria Ivatônia Barbosa dos Santos, argumenta que o partido não cumpriu o prazo de seis meses de antecedência definido pela legislação para registro de candidaturas. O texto da magistrada detalha que, nas informações prestadas pela Comissão de Análise de Registro de Candidatura, “está consignado que o candidato não está filiado no sistema Filiaweb ao PTB, bem como que o Partido Trabalhista Brasileiro não submeteu a lista de filiados no mês de abril do corrente ano, conforme preceituado pelo artigo 19 da Lei nº 9.096/1995”.

A desembargadora contesta, ainda, que “cabe aos partidos políticos e aos cidadãos que almejam cargos políticos levar a sério o processo eleitoral e a própria democracia, obedecendo às normas de maneira ordeira, sem criar embaraços, dificuldades ou tumultos nas eleições”.

O tribunal determinou que os candidatos, bem como o partido e a coligação, se abstenham de “realizar qualquer ato de campanha eleitoral relacionado à pessoa daquele(a), bem que se seja cessada disponibilização a ele (a) de qualquer recurso público”. A pena para descumprimento é de multa diária de R$ 50 mil até R$ 1 milhão. O Correio entrou em contato com Alírio Neto e Eliana Pedrosa, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Candidaturas indeferidas
» Airam Oliveira Alves Correia
» Aldenir Alves de Sousa
» Alex Alves Neves
» Antonio Cesar dos Santos Ramos
» Arionildo Barros Lima
» Elizabete Moreira de Queiroz
» Filipe da Silva Costa
» Gizele Ribeiro dos Santos
» Hércules Silva do Nascimento
» Irenaldo Pereira Lima
» Ivone Armando Luzardo de Sousa
» Jacira Siqueira Silva
» Jaqueline Ângela da Silva
» João de Deus Santana
» Jose Francisco da Silva
» Jose Ricardo de Souza Brandão
» Luciano Gonzaga da Silva
» Luciomar Ventura da Silva
» Pablo Aguiar Tavares de Paula Gomes
» Paulo Fernando Carneiro Monteiro
» Renne Leite Carmo de Souza
» Sebastiana da Silva Freire
» Sihami Jaber Mudarra
» Stanley Barreto Salgado
» Vera Lucia do Nascimento Severino
» Francisco Costa de Santana
» Paulo Henrique Magalhães Poli
» Flavio Correia de Sousa
» Zaias Soares Pereira
» Juraci Pessoa de Carvalho
» Mauro Rogério Gomes Pessanha
» Andréa Maria Mendes


(*) Ana Maria Campos  - Bruna Lima - Foto: Ana Rayssa/CB/D.A.Press - Correio Braziliense


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem