test banner

ABASTECIMENTO » Água escorre do Descoberto - (Com 94,9% da capacidade, o maior reservatório do Distrito Federal, que há um ano tinha 10% do volume total)


A água que vaza segue o fluxo do Rio Descoberto e é aproveitada por agricultores e pela usina de Corumbá IV  

Água escorre do Descoberto - Com 94,9% da capacidade, o maior reservatório do Distrito Federal, que há um ano tinha 10% do volume total, começa a transbordar ontem

*Por » Isa Stacciarini

Quem passou pelo trecho da BR-070 à margem da Barragem da Bacia do Descoberto, ontem, flagrou uma cena não vista há dois anos: escorria água do principal reservatório do Distrito Federal e Entorno. O manancial estava com 94,9% da capacidade, à tarde, segundo medição da Agência Reguladora de Águas (Adasa). Há um ano, ele operava com apenas 10%. Técnicos da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) acreditam que ele atinja a capacidade máxima até o Natal.

A última vez em que o Descoberto ultrapassou o máximo da capacidade foi em março de 2016. Sete meses depois, no entanto, se falava em crise hídrica e, durante um ano e cinco meses, os brasilienses enfrentaram o racionamento de água, com o Descoberto chegando a ficar com 5,3% de volume, em 7 de novembro do ano passado. Apesar de não estar completamente cheio, o reservatório começa a verter água por causa dos fortes ventos, que formam marolas, de acordo com a Caesb.

O presidente da companhia, Maurício Luduvice, disse que faltam cerca de 30 centímetros para a água atingir a cota máxima do Descoberto. “O que aconteceu foi uma ação do vento que criou ondas e, de vez em quando, elas ficaram maiores que 30 centímetros. A nossa expectativa é de que o Descoberto atinja a cota máxima nos próximos 10 dias, quando chegará a 100% do volume útil”, explicou.

A barragem não tem comportas e o vazamento de água não significa desperdício. O recurso hídrico derramado segue o fluxo do Rio Descoberto. Explorado pela agricultura ao longo do caminho, ele também ajuda na geração de energia quando a correnteza chega a Corumbá IV. O Descoberto é responsável pelo abastecimento de 64% da população brasiliense. Hoje, sua vazão é de 3,5 mil litros por segundo e, quando o nível máximo for alcançado, a quantidade aumentará para 4 mil litros. O outro grande reservatório do DF, o Santa Maria, ontem estava 61,8% da capacidade máxima.

Chuvas
Nos 11 primeiros dias do mês, choveu o equivalente a 43% da média de dezembro. O esperado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é 241,5 milímetros e, até agora, se alcançou 103,7 milímetros. “Ainda esperamos bastante chuva para o restante do mês. Devemos atingir a média e, se ficar acima, não será uma surpresa”, comentou a meteorologista Naiane Araújo, do Inmet.

Ela explicou que a chuva forte e intensa está associada a rajadas de vento. “São pancadas de chuva típicas do verão que ocorrem entre a tarde e a noite. Nos últimos dias, tivemos influência ainda do sistema de alta pressão vinda do Oceano Atlântico que deixou os dias mais ventosos.”


(*) Isa Stacciarini – Foto: Wallace Martims/CB/D.A.Press - Correio Braziliense





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem