test banner

Desafio da nova Agefis

Desafio da nova Agefis

Na gestão do governador eleito, Ibaneis Rocha, o Distrito Federal continuará a ter uma agência de fiscalização para combater as invasões de terra e de área pública nas cidades.  Sai Bruna Pinheiro e entra Georgeano Trigueiro Fernandes. Sai de cena a Agefis e entra a DF Legal — Agência de Fiscalização, novo nome do órgão.

Durante a campanha eleitoral, Ibaneis prometeu extinguir a Agefis. Para o bem de Brasília, não o fez. Desde os primórdios da construção, o Distrito Federal é alvo de grilagem de terras promovidas e incentivadas até mesmo por políticos. Na ilegalidade e debaixo das barbas dos três poderes, surgiram condomínios de luxo e de baixa renda sobre áreas de nascentes. Muitos fizeram fortuna se apropriando de terras públicas. E outros tantos dão continuidade, ainda hoje, às tentativas de invasão e parcelamento irregular do solo contando com a impunidade, como ocorreu no passado.

Auditor de carreira, Georgeano Trigueiro tem pela frente o desafio de preservar Brasília, Patrimônio Cultural da Humanidade, e impedir que as outras regiões administrativas fiquem à mercê de criminosos. Georgeano já tem experiência no cargo. Foi o titular da agência na gestão do então governador Rogério Rosso.

Novamente à frente do órgão, terá muito o que fazer: puxadinhos dos comércios; padronização de publicidade nas fachadas dos prédios; desobstrução de calçadas; construções erguidas sem as devidas licenças, como o prédio de Vicente Pires que desabou matando um trabalhador de 55 anos, em outubro de 2017, entre outros.

Conter a sanha dos que desejam atropelar os interesses públicos e lucrar a qualquer custo, sem desgastar a imagem do governador eleito com alguns segmentos sociais, é uma equação difícil de resolver. Mas, certamente, prevalecerá o bom senso e a legalidade, especialmente porque o próximo chefe do executivo é um homem das leis. E não vai querer manchar sua gestão atendendo a interesses em dissonância com as normas legais vigentes.

Adriana Bernardes - Correio Braziliense - Foto/Ilustração: Blog - Google

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem