test banner

Rumo a 2 milhões de veículos - (Há 10 anos, tínhamos uma frota de 1.046.638 veículos)


Rumo a 2 milhões de veículos - O próximo governador e, em especial, sua equipe da área de mobilidade urbana, têm um desafio imenso nos próximos quatro anos: dar um salto qualitativo e quantitativo no ir e vir dos brasilienses e de toda a população dos municípios vizinhos que trabalham, estudam, usam os serviços de saúde ou fazem compras no Distrito Federal.
Há 10 anos, em 2008, tínhamos uma frota de 1.046.638 veículos registrada no DF, crescimento de 8,5% em relação a 2007. A estimativa do Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do Distrito Federal (PDTU), elaborado em 2010, é a de que chegaremos a 2 milhões de carros em 2020.

O fato é que cidade nenhuma no mundo comporta aumento da frota sem investimento pesado em alternativas de locomoção. O problema não é o cidadão ter um ou mais carros, mas o uso que ele faz deles. O caminho trilhado pelas grandes metrópoles é o de ampliar a oferta do transporte público, seja por meio de ônibus, metrô, VLT, seja dos chamados trens regionais. Aliado a isso, restringir a circulação do automóvel em pontos considerados críticos.

No DF, há muito o que fazer. O primeiro abacaxi do novo governo será licitar, novamente, o transporte público do DF, cumprindo uma decisão da Justiça. No plano de governo, Ibaneis Rocha tem propostas de expansão do metrô, assim como outros governadores que passaram pelo Buriti. Nos últimos quatro anos, o sistema foi ampliado, mas não integralmente, conforme foi prometido na campanha de 2014.

No entanto, mais do que apontar o dedo para o que deixou de ser feito. É preciso aprender com os erros do passado e não repeti-los agora. A engrenagem do poder roda num ritmo e sob interesses diversos daquele que deve nortear a administração pública. Quem paga o preço é o cidadão, em especial, o de menor poder aquisitivo.

A cidade não pode mais esperar a boa vontade de alguém de enxergar a mobilidade urbana como uma prioridade. Investir nesse segmento não é uma questão de afinidade com o tema. É um dever.


Vídeo: Reduza a velocidade - Adriana Bernardes


Adriana Bernardes – Correio Braziliense – Foto/Vídeo: Ilustração: Blog-Google

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem