test banner

"Olhar para a população", diz arcebispo de Brasília - Primeira Dama Mayara, elegante, clássica e discreta


"Olhar para a população", diz arcebispo - Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília, abençoou o novo chefe do Buriti, a primeira-dama e a nova equipe

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), chegou ao Santuário Dom Bosco, na Asa Sul, antes das 8h de ontem para participar da tradicional missa da posse. Cerca de 1,5 mil pessoas compareceram à cerimônia para prestigiar o novo chefe do Executivo local. Com a igreja quase lotada, o evento durou pouco mais de uma hora.

Ibaneis chegou acompanhado da mulher, Mayara Noronha, e do vice-governador, Paco Britto (Avante). “Sabemos que é um ano de muita dificuldade e pelo que a cidade passa. Vamos cuidar da saúde de forma imediata, é uma determinação para o secretário. Também tomaremos medidas no âmbito da segurança para trazer mais policiais, principalmente aqueles que estão na reserva”, ressaltou o governador.

Mayara comentou que, neste primeiro momento, se dedicará às demandas do caçula da família, nascido há menos de um mês. Ela contou que, ainda assim, pretende dar início aos trabalhos na nova função: “Quero criar uma equipe para trabalhar comigo. Pretendo atender mulheres vítimas de violência, crianças carentes e atuar com outros projetos sociais”.

Segurança
O arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, presidiu a cerimônia religiosa e felicitou o governador, secretariado e equipe de governo. Ele ainda desejou um mandato feliz e fecundo “para o bem do Distrito Federal”. “Deve-se ter um olhar para a população com compaixão, responsabilidade e estar sempre atento às necessidades dela”, afirmou. O clérigo ainda comentou que a igreja não pode oferecer soluções técnicas para os governantes, mas a luz da fé.

Dezenas de policiais militares, bombeiros e agentes do Departamento de Trânsito (Detran) permaneceram dentro e fora do santuário para garantir a segurança. Agentes da Polícia Civil também acompanharam a missa do lado de fora da igreja. Além deles, Ibaneis contou com vigilância privada, que monitorou a entrada e saída dos participantes. Durante a cerimônia, parte da via W3 Sul permaneceu interditada. Assim que o governador deixou o local, a via foi liberada.

Ibaneis convoca secretariado
Após a posse do secretariado na sede do Governo do Distrito Federal (GDF), o governador Ibaneis Rocha atravessou o Eixo Monumental e discursou na Praça do Buriti: popularidade

A definição de prioridades do governo de Ibaneis Rocha (MDB) terá continuidade hoje com a primeira reunião do secretariado, às 14h30, na Residência Oficial de Águas Claras. Ontem, na posse, foram determinadas ações emergenciais da nova gestão. Uma das primeiras medidas do governador foi a exoneração de boa parte dos 16,6 mil comissionados do GDF, por meio de um decreto publicado em edição especial do Diário Oficial do DF. Apenas comissionados de instituições e órgãos como as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Procuradoria-Geral do DF, Controladoria-Geral, Iprev, Casa Civil e Casa Militar ficaram no cargo.

Outra área que receberá atenção especial é a Saúde. Para cumprir a promessa de priorizar as melhorias no atendimento do sistema do Distrito Federal, o secretário da pasta, Osnei Okumoto, vai focar no aprimoramento da logística de distribuição de insumos e de medicamentos e na realização de mutirão de cirurgias. Nos próximos dias, a nova equipe fará um levantamento para definir quantos pacientes poderão ser operados pelo SUS. “Para os que não tivermos condições de atender, vamos recorrer à iniciativa privada para resolver o problema de todas as pessoas que estão aguardando há muito tempo por essas cirurgias”, adiantou Osnei.

Segundo o secretário, o Instituto Hospital de Base não será extinto, mas o modelo sofrerá mudanças. “A questão foi bem-avaliada por nós. Ele continua operando normalmente como instituto. Agora, a gente vai dar a transparência que o governador sempre quis, com relação à marcação de procedimentos e à transparência em aquisições e compras. O instituto vai ser remodelado”, explicou Osnei. A melhoria na distribuição é outra meta. “A logística necessita de adequação para que a gente possa disponibilizar todos os insumos e medicamentos à população e não haver a demora na marcação de cirurgias, que são tão necessárias”, acrescentou.

Gastos
O aumento da arrecadação e o corte de gastos também estão entre as medidas emergenciais do novo governo. O secretário André Clemente afirmou que a equipe vai privilegiar uma radiografia nas contas. “A prioridade é identificar os gastos que estão extrapolados, fazer os cortes necessários e garantir a programação da receita ao longo do ano, independentemente de termos Lei Orçamentária aprovada. Em seguida, vamos levantar os contratos que estão sem pagamentos para que possam ser programados”, detalhou Clemente.

Sobre a promessa de campanha de Ibaneis de assegurar a paridade de policiais civis com a Polícia Federal, o secretário de Fazenda evitou falar em previsões. “Todas as despesas do DF precisam ser programadas, assim como os reajustes. Não tem data, essa é uma negociação exclusivamente entre o governador, os secretários de Segurança e de Fazenda”, resumiu Clemente.
Elegante, clássica e discreta - Mayara ao lado do marido: vestido assinado por Martha Medeiros

A nova primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha, 30 anos, cresceu em Taguatinga e sempre estudou em escolas públicas. Mantém um estilo discreto, mas, atualmente, veste roupas que, na época de estudante, seriam impensáveis, com preços inacessíveis ao padrão de vida dela e da família.

Ontem, dia da posse do marido, Ibaneis Rocha, como governador do DF, em seu primeiro compromisso do dia, a missa no Santuário Dom Bosco, ela usou um vestido branco de renda renascença assinado por Martha Medeiros. Modelos semelhantes podem variar de R$ 5 mil a R$ 20 mil na linha prêt-à-porter (que não é sob medida).

Para o estilista brasiliense Romildo Nascimento, é positivo que ela tenha escolhido uma peça de uma renda tão característica dos primórdios do Brasil. A renda renascença é feita artesanalmente. Sua origem data do século 16 na Europa, daí o nome renascença. Veio para o Brasil com os portugueses e foi ensinada em Pernambuco nos conventos e colégios internos. O município de Poção (PE) é o maior produtor de renda renascença do Brasil, que a exporta países da Europa e da Ásia.

Preferência
Mas Romildo faz uma ressalva: “Seria melhor ter escolhido uma marca local como incentivo, assim como fez a esposa do Rollemberg usando a Avanzzo. Ela também poderia ter usado outra cor, pois temos o costume de usar branco na virada do ano e usar essa mesma cor no dia seguinte fica parecendo que não trocou de roupa”. Mas o branco tem a sua simbologia.

Embora com roupas caras, Mayara é uma mulher de estilo clássico e discreto. É tradicional que, em uma cerimônia como uma posse de cargo, vista-se vestidos de comprimento midi, com barra até o joelho. Porém, Mayara, mesmo durante a campanha, sempre apreciou vestidos nesse modelo. Na posse do marido, portanto, não foi diferente.

Na cerimônia da posse, no Palácio do Buriti, ela deixou o vestido Martha Medeiros de lado e trocou por outra peça, também de comprimento midi. Dessa vez, no entanto, o modelo era preto. A marca não foi informada, nem se a troca de roupa havia sido programada com antecedência. Após a missa, ela informou à imprensa que tiraria um intervalo para ver o filho recém-nascido e reapareceu, depois, já no Palácio do Buriti, com a nova roupa.

Por Helena Mader - Renata Rusky - Juliana Andrade - Tarcila Rezende - Walder Galvão - Fotos: Barbara Cabral/ Arthur Menescal/ CB.D.A/Press - Correio Braziliense


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem