GDF abre licitação para reformar viadutos das tesourinhas e
da N2 - Custo das obras é estimado em R$ 14 milhões. Viadutos citados pelo
Tribunal de Contas como 'críticos' terão prioridade. Imagem aérea de Brasília mostra via L2 e
"tesourinhas" — Foto: TV Globo/ Reprodução
O governo do Distrito Federal abriu, nesta semana,
edital de licitação para reformar os viadutos de todas as tesourinhas da Asa
Norte e da Asa Sul. O documento também prevê obras nos viadutos sobre a via N2
– que passa pelos anexos da Esplanada dos Ministérios, do lado norte.
O chamado às empresas
foi publicado no Diário Oficial do DF desta terça (12). As propostas devem ser
recebidas entre os dias 7 e 8 de março. A previsão é de que contratos
diferentes sejam assinados para a N2 e para o pacote de viadutos.
No total, o custo
estimado das obras é de R$ 14,37 milhões. O valor pode diminuir porque, na
abertura dos envelopes, quem pedir menos dinheiro público leva o contrato.
Cada tesourinha possui
três viadutos (Eixo W, Eixo L e Eixão). As obras incluem revitalização
estrutural, guarda-rodas e pavimento.
Viadutos sob risco
Segundo a Novacap –
empresa pública que cuida da urbanização do DF –, a prioridade serão os
viadutos citados no relatório do Tribunal de Contas do DF.
Desde 2012, o órgão aponta situação crítica em boa parte dos túneis do Plano
Piloto – incluindo o viaduto da Galeria dos Estados que veio abaixo em 2018.
Com base nesses
documentos, os primeiros viadutos a serem reformados serão os da 116/216 Sul,
105/205 Sul e 116/216 Norte.
As obras de recuperação
devem durar 12 meses, contados após a assinatura da ordem de serviço. De acordo
com a Novacap, “as empresas trabalharão em viadutos alternados simultaneamente
para garantir a trafegabilidade da região”.
Já nos viadutos da N2,
a obra contemplará recuperação, reforma e revitalização, com tempo estimado de
oito meses para o término. Um deles também é citado no relatório do Tribunal de
Contas.
Em agosto, o governo do
DF publicou o edital de reforma do viaduto da Galeria
dos Estados, com prazo previsto de cinco meses. Passados sete meses, no
entanto, apenas 35% da reforma estava concluída.
Parte do viaduto
Galeria dos Estados, no Eixão Sul, desabou na região central de Brasília, sem
deixar nenhum ferido. Duas das três vias que seguem no sentido sul despencaram.
O Eixão Sul teve o trânsito interrompido nos dois sentidos — Foto: André
Dusek/Estadão Conteúdo
Em
dezembro de 2018, técnicos do órgão concluíram que ainda há oito edificações
cuja necessidade de intervenção é “imediata”.
Veja, o que mudou em cada relatório: Ponte do Bragueto; 2012: Necessitava de reparos/manutenção urgente. 2018:Não apresentava sinais de manutenção recente. O local apresentava defeitos graves. Conclusão: Permanece a necessidade de intervenções imediatas. Ponte Costa e Silva; 2012: Necessitava de reparos/manutenção 2018: Não apresentava sinais de manutenção recente. O local apresentava defeitos graves. Conclusão: Permanece a necessidade de intervenções imediatas. Ponte das Garças; 2012: Necessitava de reparos/manutenção; 2018: Foram encontrados sinais de manutenção em uma das pistas de rolamento e havia uma equipe no local realizando a manutenção na estrutura de metal do guarda-corpo. No entanto, o local ainda apresentava defeitos graves. Conclusão: Permanece a necessidade de intervenções imediatas. Viaduto do Eixo W sobre a N2; 2012: Necessitava de reparos/manutenção urgente; 2018: Não apresentava sinais de manutenção recente. O local apresentava defeitos graves. Conclusão: Permanece a necessidade de intervenções imediatas. Viaduto do Eixo L na altura da 215/216 Norte; 2012: Necessitava de reparos/manutenção 2018: Não apresentava sinais de manutenção recente. O local apresentava defeitos graves. Conclusão: Permanece a necessidade de intervenções imediatas. Viaduto do Eixo W na altura da 115/116 Norte
Fonte: G1 DF - Brasília