test banner

GDF quer mediar regularização de condomínios particulares


GDF quer mediar regularização  de condomínios particulares
A reunião do governador Ibaneis Rocha com moradores de condomínios, realizada ontem de manhã no Palácio do Buriti, marca uma nova postura do GDF sobre a regularização de terras. A partir de agora, o Executivo quer participar da legalização de terrenos em áreas particulares, e não apenas na negociação de lotes em terras públicas. No encontro de ontem, Ibaneis disse que o imbróglio da venda de imóveis dos condomínios da antiga Fazenda Paranoazinho deve ser o primeiro tema a ser debatido no recém-criado comitê para mediação de assuntos sobre regularização fundiária do DF. Ibaneis quer que os moradores comprem os lotes pelo preço de custo, ou seja, pelo valor mínimo necessário ao desenvolvimento dos projetos de legalização. 

Paranoazinho é o primeiro desafio
A antiga fazenda tem 54 condomínios, que pertencem à empresa Urbanizadora Paranoazinho. Ibaneis disse que, depois do encontro com os moradores, pretende se reunir agora com os donos da área. Diretor-presidente da empresa, Ricardo Birmann disse apoiar a iniciativa. “A Urbanizadora sempre foi aberta a dialogar e negociar de forma transparente com todos os moradores da região. Tanto que já chegamos a um acordo com um terço das famílias”, conta. 

Cidade Urbitá no debate
Um dos objetivos da Urbanizadora Paranoazinho é tirar do papel o empreendimento Cidade Urbitá, com capacidade para abrigar 118 mil pessoas, na área vazia remanescente da propriedade. Em janeiro, Ibaneis disse que poderia condicionar a assinatura do decreto da Urbitá à liberação das escrituras aos moradores dos condomínios da Paranoazinho. Ontem, o assunto não entrou na pauta da conversa com a comunidade, mas pode voltar à tona no encontro com os empresários.

Deputados federais no MP
A procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal, Fabiana Costa, recebeu deputados federais da nova legislatura para um café da manhã na última quinta-feira. A chefe do Ministério Público do DF se reuniu com Celina Leão (PP), Júlio César (PRB), Luís Miranda (DEM), Flávia Arruda (PR) e Professor Israel (PV). Na pauta do bate-papo, temas de interesse do Distrito Federal e a busca de cooperação entre as instituições. Apesar de o encontro ter ocorrido no horário de uma sessão com votação nominal na Câmara, a maioria da bancada fez questão de prestigiar o MP.

Imbróglio sobre licitação milionária segue na Justiça
Esta semana, a Justiça manteve suspensa uma licitação milionária para fornecimento de comida aos presos da Papuda. A concorrência pública de R$ 295 milhões para o fornecimento de alimentação aos presídios da capital federal foi aberta no fim de novembro, mas sofreu questionamento de uma das concorrentes. O Tribunal de Contas do DF, na semana passada, já havia sobrestado o processo até decisão da Justiça. Entre os questionamentos está a exigência do edital de que 3% dos empregados da empresa licitante sejam egressos do sistema penitenciário, o que não tem previsão legal. A licitação também não discriminou os alimentos a serem fornecidos nas refeições principais. “Não há sequer indicação sobre a proteína animal, item mais oneroso, o que pode permitir ao contratado optar pela versão mais barata do alimento”, alega o texto da impugnação.

TCDF cobra regularização de clubes
O Tribunal de Contas do Distrito Federal cobrou do governo a regularização fundiária de lotes de clubes ocupados por associações e entidades sem fins lucrativos. Em um processo envolvendo unidades como o Clube dos Subtenentes e Sargentos do Corpo de Bombeiros Militar do DF e pelo Clube dos Oficiais do CBMDF, a Corte pediu à Terracap que preste esclarecimentos sobre a cobrança de taxas nesses imóveis. “Mesmo inexistindo termo de concessão vigente, o particular está obrigado a remunerar o Estado pelo uso do bem, sob pena de enriquecimento sem causa, valendo-se de situação ilegal”, diz um trecho do relatório do TCDF.   

Ana Maria Campos – Coluna “Eixo Capital” – Foto: Daniel Ferreira/CB/D.A.Press- Carlos Moura/CB/D.A.Press - Renato Alves/Agência Brasília – Correio Braziliense


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem