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MOBILIDADE URBANA » Transporte compartilhado - Cadastrar? Saiba como funciona ...


A servidora pública Rosana Baioco, 52 anos, torce pela criação de mais estações do serviço - 
O engenheiro Davi Bertucci, 40 anos, mora na Asa Norte e usa as bikes para ir ao trabalho, no Setor Comercial Norte: É uma necessidade e um lazer

*Por Jéssica Eufrásio 

Mobilidade Urbana  » Transporte compartilhadoApesar de restritas ao Plano Piloto e a Águas Claras, as bicicletas de uso coletivo são cada vez mais adotadas pelos brasilienses. Com uma taxa de R$ 10 por ano em alguns casos, os usuários podem circular pela cidade. Governo e empresas têm planos de expansão

Mesmo com mais de 460 km de ciclovias, o Distrito Federal tem caminhado a passos lentos na oferta de meios de transporte alternativos. No segmento de bicicletas compartilhadas, duas empresas atuam na capital do país. Uma delas oferece, ainda, patinetes elétricos. No entanto, as áreas abrangidas ainda se restringem a duas das 31 regiões administrativas: Plano Piloto e Águas Claras. 

A primeira empresa surgiu em 2014. Trata-se do serviço +Bike, do grupo Serttel, operado por meio de parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF). A iniciativa existe até hoje e permite aos usuários retirarem bicicletas de estações espalhadas pelo centro da cidade. Com a compra de um passe diário, mensal ou anual, é possível pedalar com as “verdinhas” pelas ruas do Plano Piloto pagando um valor que chega a até R$ 10 por ano. A tarifa aumenta apenas no caso de o usuário ultrapassar o limite de 1 hora de uso. Com isso, paga-se R$ 5 a mais para cada 60 minutos extras. A estimativa da Serttel é de que os 200 mil usuários inscritos realizaram mais de 1,2 milhão de viagens. 

No fim de janeiro, surgiu mais uma alternativa para os usuários: a Yellow. A empresa brasileira trabalha com soluções de mobilidade urbana e individual e levou novidades aos usuários: patinetes elétricos e operação fora do centro de Brasília. Além disso, diferentemente do Bike, os itens da companhia não ficam dispostos em estações fixas, mas espalhados pelas ruas. O modelo é conhecido como dockless (“sem cais”, em tradução livre). O serviço começou com 350 bikes e 50 patinetes. Para reconhecê-las, basta dar uma olhada por equipamentos de cor amarela, como o próprio nome sugere.

Usuário do serviço do GDF desde o início e, agora, cadastrado junto à Yellow, o engenheiro Davi Bertucci, 40 anos, aproveita as opções como forma de ir de casa para o trabalho e vice-versa. Morador da Asa Norte e funcionário de uma empresa no Setor Comercial Norte (SCN), ele aproveita o meio de transporte não poluente para evitar o trânsito sempre que possível. “É uma necessidade que tenho e acaba sendo um lazer. Normalmente, tiro apenas o paletó e a gravata, principalmente de dia. A única dificuldade que tenho é que a primeira estação do Bike fica a quase duas quadras de distância. Isso não é ruim, mas acaba sendo um pouco difícil”, comentou.

Em relação aos pontos de disponibilidade da Yellow, ele tem a mesma sensação, pois, geralmente, precisa andar um pedaço até alcançar as bikes. “O que vejo de problema na Yellow é a mancha da área de atendimento deles. Mas isso é algo muito individual. Minha dificuldade é apenas nesse primeiro momento. Tive poucos problemas com falta de equipamentos nas estações, apenas nas mais longes do centro”, disse Davi. 

Ele ressaltou alguns outros problemas geralmente enfrentados pelos ciclistas: as magrelas depredadas. “Vez ou outra, há uma bike com pneu murcho, corrente solta ou sem retrovisores. Mas nunca peguei uma com problema.” Mesmo assim, Davi ressaltou a comodidade do serviço. “Meu trabalho não tem bicicletário. Eu teria de botar em um poste e torcer para não acontecer nada. O sistema foi disponibilizado para viabilizar a questão da mobilidade e termos menos carros nas ruas. É muito válido”, elogiou o engenheiro. 

Tarifas
Um dos principais alvos de reclamações também são as ciclovias. No Plano Piloto, os ciclistas contam com 111,29 km disponíveis. Em Águas Claras, são 7,23 km. Apesar de muitas serem novas, no Plano Piloto, principalmente, não há interconexão dos trajetos entre quadras e problemas nas ligações entre as asas Norte e Sul. A relação com os carros também é complicada. Quando não há ciclovias, quem pedala precisa dividir espaço nas vias com veículos que, muitas vezes, não respeitam o espaço de 1,5 metro de distância. Também pode haver dificuldades nos cruzamentos pintados em vermelho no asfalto para a travessia de ciclistas.

Servidora pública, Rosana Baioco, 52 anos, usufrui das bicicletas compartilhadas. Ela reconhece o benefício do sistema, mas sente falta de atendimento a mais áreas. “Na frente do local onde trabalho, há uma estação do Bike. Elas têm uma usabilidade legal, principalmente para mulheres, por terem o quadro baixo. Se a pessoa está de saia ou vestido, fica mais fácil para subir ou descer.  Já usei muito na Asa Norte, mas, na minha região, por exemplo, não tem nenhuma das duas opções”, lamentou a moradora da Octogonal.

Rosana também observou alguns problemas com equipamentos. Mesmo assim, ela não considera que isso seja comum. “As bicicletas têm problemas normais. Pneus murchos e, às vezes, sem retrovisor ou selim. As da Yellow são novas, mas vi casos de bikes tortas ou que tiveram os punhos ou selins furtados. Sem isso, ela não serve para nada”, pontuou. Em relação às do Bike, ela considera que o peso pode atrapalhar para algumas pessoas. Quanto às da Yellow, Rosana sente falta das marchas. “Isso pode dificultar para quem estiver em uma subida, por exemplo. E, pelo preço, as verdinhas (do Bike) são melhores. A depender do caso, as amarelas podem sair pelo valor de uma passagem de ônibus”, comparou.  

Ampliação e melhorias
Focado na sustentabilidade, na saúde, no meio ambiente e na responsabilidade social, o serviço da Serttel veio para o Distrito Federal em 2014, viabilizado por meio de uma parceria com o governo local e patrocinado por um banco particular. Hoje, a parceria ainda existe, mas os patrocinadores mudaram. 

Há 48 pontos de retirada das bikes espalhados por Brasília, com 480 equipamentos à disposição dos usuários. Em junho de 2018, duas estações foram implantadas. Cada uma delas oferece 10 bicicletas para crianças. O processo de cadastramento é o mesmo para as bikes de adultos. As estações são alimentadas por energia solar e monitoradas em tempo real. A Serttel não deu números referentes a casos de vandalismo, mas informou que eles estão dentro da normalidade. Os itens mais danificados, segundo a empresa, são espelhos retrovisores e selins.

Em relação às ciclovias, o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, afirmou que há projetos prontos do Executivo para a construção de 100 km de estruturas para ciclistas. “Precisamos preparar esses editais e daremos prioridade para a integração das existentes. Posteriormente, aumentaremos a quantidade para levá-las a outros lugares, mas nossos focos são a ampliação e a interligação”, destacou.

Sobre os projetos de ciclovias com pontos de apoio aos ciclistas, previstos em projetos anteriores do GDF, Casimiro informou que o assunto não chegou a ser discutido com a equipe técnica. “Conversamos com algumas operadoras a respeito da ampliação para outras regiões administrativas e da instalação de pontos nas estações do metrô e do BRT. A ideia é que usuários levem as bicicletas para casa e devolvam no dia seguinte, nas estações do metrô, por exemplo. Também discutimos a inclusão de patinetes e carros elétricos aqui em Brasília e pedimos à Serttel para que entreguem uma proposta de projeto. Não há prazos ainda, mas está em discussão”, pontuou o secretário. A Serttel, por sua vez, informou que ainda não há previsão para ampliação do serviço +Bike.

Revolução
A Yellow surgiu em São Paulo, inspirada por um sistema que já existia na China. O gerente de relações públicas da empresa, Marcel Bely, explicou que, por questões estratégicas e de mercado, não divulga a quantidade de equipamentos existentes no DF. A previsão é de que, ao longo das duas próximas semanas, a frota de patinetes seja ampliada. “Estamos muito satisfeitos com o número de corridas. Até agora, temos tido bem menos casos de incidentes e vandalismo que em outras cidades”, afirmou.

Ainda segundo o Marcel, uma equipe da companhia atua em Brasília para garantir a manutenção de itens que apresentem problemas e a recarga dos patinetes durante a madrugada. “Os Guardiões Yellow circulam todos os dias mapeando bicicletas, patinetes, fazendo manutenção e monitorando. Além disso, toda a nossa frota, seja de bicicleta ou de  patinete, conta com GPS para fazer com que nossos equipamentos fiquem em bom estado. Eles foram desenvolvidos com peças exclusivas e possuem alarme”, disse o gerente. “Nosso principal objetivo é revolucionar o transporte por meio da disponibilização de alternativas.”

Números - Bike Brasília » 480 bicicletas adultas  » 48 estações de bicicletas adultas » 200 mil usuários cadastrados » Mais de 1,2 milhão de viagens realizadas - Bike Kids » 20 bicicletas infantis » 2 estações de bicicletas infantis » Não há número preciso de usuários cadastrados » Mais de 1,6 mil viagens realizadas 

Como funciona - Confira como pedalar pelas ruas do Distrito Federal por meio dos aplicativos Bike e Yellow:  Bike Brasília - Para usar os serviços, basta baixar o aplicativo Bike no celular ou acessar o site (https://goo.gl/TTiKLw)  para efetuar o cadastro e escolher o tipo de passe. Há três opções para adultos ou crianças: diário (R$ 3), mensal (R$ 6) ou anual (R$ 10); Yellow - Baixe o aplicativo Yellow em seu celular, cadastre uma conta do e-mail do Google, preencha os dados solicitados e siga as instruções na tela. Pedale 15 minutos pela cidade por R$ 1,50 por período de uso ou destrave um patinete por R$ 3,50 R$ 0,50 por minuto de utilização. Tanto as bicicletas quanto os patinetes elétricos devem ser deixados dentro da área de cobertura da Yellow. 

(*) Jéssica Eufrásio – Foto: Arthur Menescal/CB/D.A.Press – Correio Braziliense


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