test banner

ALEGRIA PASCAL NO DISTRITO FEDERAL

Neste ano, a celebração da Páscoa coincide com a festa dos 59 anos do Distrito Federal. A alegria se multiplica! O “aleluia pascal” ressoa nos diversos recantos da capital federal, expressando louvor, alegria e gratidão. Mas não se trata de uma alegria qualquer. Em primeiro lugar, é importante recordar-se do sentido maior da alegria e do louvor pascal, a ressurreição de Jesus Cristo.

Jesus ressuscitou! A vida venceu a morte! Páscoa é a festa da vida, da vida nova em Cristo, oferecida a todos.

Num mundo marcado por tantas situações de violência, tristeza e morte, a celebração da Páscoa traz alegria, paz e esperança. Páscoa é a festa da vida, do triunfo da vida sobre a morte. Quem celebra a Páscoa é chamado a uma vida nova, a crer na vitória do amor sobre o ódio, da misericórdia sobre a vingança, da paz sobre a violência, do perdão sobre o ressentimento e da vida sobre a morte. Nós cremos no poder transformador do amor e da misericórdia, enraizados em Deus.

Sejam o louvor e a alegria pascais manifestados com os lábios, o coração e a vida. Sejam acompanhados da busca da paz, jamais cedendo à tentação da agressividade em palavras ou atos, nas famílias, nas ruas ou nas redes sociais. Diante de tantos desafios, nós renovamos a esperança da vitória da vida e do amor, transformando a vida cotidiana numa Páscoa permanente. A Páscoa não se reduz às celebrações litúrgicas; deve ser acontecimento na vida das pessoas e das famílias, repercutindo na sociedade.

Na Páscoa, não fazemos simples “memória” de algo ocorrido há muito tempo; celebramos o “memorial” que torna presente e atualiza, no altar e na vida, o acontecimento da ressurreição de Jesus Cristo, fonte de vida nova.

Nesta Páscoa, o aniversário de Brasília motiva também a nossa alegria e a nossa oração. As pessoas tendem a ressaltar a importância política e cultural de Brasília, enquanto capital federal, a beleza e originalidade do seu traçado urbanístico. De fato, isso é motivo de orgulho e de responsabilidade. Mas é importante recordar outra característica muito importante de Brasília, a convivência respeitosa entre pessoas de tantas origens diferentes. Este traço deveria ser ainda mais valorizado e divulgado num mundo marcado por tantos conflitos, por barreiras e rejeição a quem tem origem e cultura diferentes.

É motivo de alegria o jeito fraterno e acolhedor do povo brasiliense, formado pelos candangos da primeira hora e por gente de todas as regiões. A nossa belíssima catedral, com a sua forma arquitetônica original, representando mãos que se unem e se erguem para o céu, nos faz pensar também nas mãos que se abrem e se estendem para acolher quem chega.

Por isso, e por tantos outros motivos, nós bendizemos a Deus e alegramo-nos. Felizes os que celebram a Páscoa, com a alegria, vivendo-a fraternalmente na capital do Brasil.

Parabéns, Brasília! Feliz Páscoa!


Cardeal Sergio da Rocha, Arcebispo de Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem