test banner

Secretaria de Turismo e Egov oferecerão capacitações gratuitas

Uma parceria entre a Secretaria de Turismo (Setur – DF) e a Escola de Governo do Distrito Federal (Egov) irá promover uma série de capacitações sobre Turismo para servidores do GDF e interessados no tema

A partir da terça-feira (16), começará um ciclo de palestras gratuitas abertas aos servidores do GDF. As palestras ocorrerão sempre às terças-feiras, das 16h às 18h, no auditório Buriti, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. As inscrições devem ser feitas por e-mail.

Todos os palestrantes convidados para o “Ciclo de Palestras” sobre as áreas do Turismo foram cuidadosamente identificados e mapeados de acordo com suas expertises acadêmicas e técnicas, além de suas experiências práticas nos assuntos sobre os quais versarão. São especialistas oriundos de instituições de Ensino Superior de Brasília, associações ligadas às atividades do turismo na capital e entorno, assim como responsáveis por projetos relacionados à temática.

O primeiro tema será “Turismo e Hospitalidade”. O palestrante convidado será o professor e mestre Luiz César de Miranda, administrador pela Universidade São Francisco de São Paulo, com mestrado em Gestão da Hospitalidade pela Universidade Anhembi – Morumbi. O segundo encontro, que será realizado no dia 23, irá abordar o Turismo Rural e Ecológico. O palestrante convidado é Patrick José dos Santos, graduado em Turismo e Pós Graduado em Gestão Ambiental – Faculdade Estácio de Sá de Vitória (2004).

De acordo com a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, a iniciativa irá inserir o tema Turismo e suas diversas modalidades nas plataformas de capacitação do GDF. “Essa é a primeira vez que o tema Turismo é inserido nas plataformas de capacitação do GDF. Brasília está vivendo um novo momento. Estamos empenhados em trazer mais visitantes para a cidade, e com isso, incrementar a economia e gerar mais emprego e renda. É fundamental que os servidores conheçam mais sobre esse tema e entendam a importância desse setor que gera um em cada cinco empregos no mundo”, destaca Vanessa Mendonça.

A secretária de Turismo ainda destaca que uma capacitação adequada das pessoas que lidarão diretamente com os visitantes torna a cidade mais receptiva, mais acolhedora e muito mais interessante e atraente. “A ideia é capacitar da melhor maneira possível todo o trade, para que possamos torná-lo devidamente preparado para elucidar quaisquer dúvidas dos turistas sobre a cidade, suas características urbanas, sua cultura, costumes, gastronomia, artesanato, vida rural, religiosidade e misticismo”, comenta Vanessa Mendonça.

Para Alex Costa, diretor-executivo da Egov, é uma honra poder contribuir com a formação de servidores e colaboradores na temática turismo, especialmente nesse momento em que há fortes diretrizes e ações adotadas pelo governador Ibaneis Rocha para fortalecer o turismo na capital federal. “Sabemos da importância econômica do setor para o desenvolvimento de todo o DF. É fundamental que os servidores e colaboradores da área estejam bem preparados e bem treinados. A Egov ajudará nesse processo, disponibilizando atividades relacionadas à excelência no atendimento, liderança, cerimonial, dentre outras, além da disponibilização de infraestrutura para as capacitações específicas”, relatou Alex.

A coordenadora de Qualificação e Treinamento da Secretaria de Turismo, Marcella Godoy, ressalta a grande importância de oferecer a todos os servidores ligados à Secretaria e aos Centros de Atendimento ao Turista (CAT), assim como aos guias de turismo e demais representantes do trade de Turismo da Capital, um programa diversificado de qualificação e treinamento, que contemple, de forma estratégica, o maior número possível de temáticas relacionadas às atividades do turismo oferecidas em Brasília. “Vamos promover o conhecimento de importantes aspectos relacionados à história da construção e fundação de Brasília, as características arquitetônicas, urbanísticas e de design da cidade, que a tornaram merecedora dos títulos de “Patrimônio Cultural da Humanidade” e “Cidade do Design”, pela Unesco, além das inúmeras rotas de turismo oferecidas pela Capital, tanto para os brasilienses quanto para os visitantes brasileiros e estrangeiros”, afirma Marcella Godoy.

A ideia é capacitar da melhor maneira possível todo o trade, para que possamos torna-lo devidamente preparado para elucidar quaisquer dúvidas dos turistas sobre a cidade, suas características urbanas, sua cultura, costumes, gastronomia, artesanato, vida rural, religiosidade e misticismo, o turismo náutico etc. Ao capacitarmos adequadamente as pessoas que lidarão diretamente com os nossos visitantes, a cidade se torna, automaticamente, mais receptiva, mais acolhedora e muito mais interessante e atraente.

“Brasília – Patrimônio Cultural da Humanidade” – A primeira capacitação formou a turma no último dia 9. Foram seis horas distribuídas em três terças-feiras seguidas. A professora e mestre Angelina Nardelli explicou para os alunos os aspectos mais relevantes e curiosidades sobre o acervo arquitetônico da Capital, os títulos recebidos e a importância da representatividade da arquitetura de Brasília, entre outros temas.

“O curso vai abrir horizontes e unir a possibilidade de colocar a arquitetura junto ao turismo. Vai agregar bagagem cultural e conhecimento às pessoas que trabalham no meio, assim como ensinar a explanar sobre a criação de Brasília, sua história e fatos”, destaca a professora Angelina.

Veja as palestras que já estão programadas: 16/4 – Turismo e Hospitalidade – Palestrante: Luiz César de Miranda; 23/4 – Turismo Rural e Ecológico – Palestrante: Patrick José dos Santos; 30/4 – Turismo de Aventura – Luciano Gallo; 7/5 – Turismo Náutico – prática e legislação: capitão comandante Paulo Marcelo Löer; 14/5 – Turismo Gastronômico – Ana Paula Jacques; 21/5 – Brasília Cidade Design – Leonardo Pinto de Oliveira

Serviço: A partir do dia 16, todas as terças-feiras, 16h às 18h. Local: Auditório Buriti no Centro de Convenções Ulysses Guimarães- Inscrições gratuitas pelo e-mail: marcella.godoy@setur.df.gov.br







1 Comentários

  1. Em Brasília não existem pessoas capacitadas pra tais palestras? Não seria melhor valorizar nossos palestrantes?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem