test banner

Sejus bate recorde de atendimento em ação para empregabilidade da pessoa com deficiência


Sejus bate recorde de atendimento em ação para empregabilidade da pessoa com deficiência

Os quase dois mil atendimentos realizados na ação “Dia D da Pessoa com Deficiência”, dias 27 e 28 de março, mostrou a necessidade de haver outras iniciativas semelhantes com vistas a sensibilizar as empresas quanto à contratação de pessoas com deficiência, já prevista em lei. O resultado da ação superou a expectativa, que estimava mil atendimentos nos dois dias do evento. A iniciativa é da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus/DF).

Segundo o secretário de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha, a grande procura para participar do processo seletivo mostrou a carência de ofertas para as pessoas dom deficiência. De acordo com ele, “é importante sensibilizar e cobrar das empresas a obrigatoriedade da contratação dessas pessoas, dando cumprimento à lei que exige até 5% da empregabilidade para este segmento”, defendeu.

Na ação ocorrida nos dias 27 e 28 de março, na Estação da Cidadania do Metrô (112 Sul), foram realizados 1077 atendimentos na quarta-feira (27) e 899 na quinta-feira (28), totalizando 1976 pessoas interessadas nas 272 vagas disponibilizadas por 29 empresas do DF.

O subsecretário de Direitos Humanos, Juvenal Araújo, demonstrou preocupação com esses números, que atentam para o grande número de pessoas com deficiência desempregadas em todo o Distrito Federal, mas ressaltou a importância da ação. “Diagnosticamos e vimos a necessidade de efetivação do cumprimento da lei que exige vagas para pessoas com deficiência. Por isso, a ação foi excelente para trabalhar a questão da empregabilidade. Os números mostram a urgência de haver mais iniciativas como essa”, afirmou.

O “Dia D da Pessoa com Deficiência” foi promovido pela Sejus/DF, através da Subsecretaria de Direitos Humanos e contou com apoio do Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal, do Fórum de Inclusão das Pessoas com Deficiência no DF, da Administração Regional do Plano Piloto e da Secretaria de Trabalho. O objetivo da ação é contribuir para a ampliação do número dessas pessoas no mercado formal de trabalho e incentivar o cumprimento da Lei 8213/91, que estabelece a reserva legal de vagas nas empresas para contratação de pessoas com deficiência.  




Foto: Geolando Gomes - Ascom/Sejus  


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem