Troca da Bandeira inicia comemorações do
aniversário de Brasília. Secretaria de Turismo lançou programa “Turismo
Cívico: Primeira manhã cívica - Brasília: O Brasil começa aqui”
Bombeiros descendo o prédio do Congresso
Nacional de rapel e em uma tirolesa instalada no alto do monumento. Simulação
de um resgate de um helicóptero do Corpo de Bombeiros em plena Praça dos Três
Poderes. Esses foram um dos pontos altos da cerimônia da Troca da Bandeira, que
ocorreu na manhã desse domingo (7). O evento, organizado pela Casa Militar do
GDF e pela Secretaria de Turismo, marcou o início das comemorações dos 59 anos
de Brasília. e o lançamento do programa “Turismo Cívico: Primeira manhã
cívica - Brasília: O Brasil começa aqui”.
Além dessas apresentações, o público que
compareceu à cerimônia, que é realizada todo primeiro domingo do mês,
acompanhou de perto a solenidade militar que foi regida pela banda formada por
músicos da PMDF e dos Bombeiros e pelos 21 tiros de canhão da bateria Caiena,
do 32 º Grupo
de Artilharia de Campanha (GAC). Também foram montadas uma
exposição de equipamentos e viaturas militares, uma área para food trucks, a
BiblioSesc, biblioteca volante com amplo acervo literário, e tendas para
proteger a população do sol. As crianças também interagiram com os grupos de
teatro Rodovia e Lobo Guará da PMDF. Ônibus da TCB com guias para quem quisesse
fazer um circuito turístico gratuito no Eixo Monumental estavam à disposição
dos presentes.
A ideia é que o novo modelo seja replicado em
todas as próximas cerimônias do GDF e nas comandadas pelas Forças Armadas
(Exército, Marinha e Aeronáutica), em novas parcerias. “Vamos consolidar o
Turismo Cívico na nossa cidade. Vamos colocar Brasília no lugar que é dela. De
capital do nosso país”, enfatizou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. De
acordo com ela, muitos países no mundo investem no Turismo Cívico e atraem
milhões de visitantes que querem conhecer o funcionamento político e social de
um país e acompanhar trocas de guarda ou de bandeiras. “Washington é um exemplo de que quando investimos
em segmentos do turismo aquecemos a economia e geramos empregos. A capital
norte-americana recebe mais de 20 milhões de
turistas por ano e o Turismo é a sua segunda maior indústria”, enfatizou
a secretária de Turismo.
A
aposentada e paraibana Marileide de Mello chegou a Brasília há dois dias para
assistir um espetáculo na cidade, ficou sabendo do evento e resolveu
comparecer. “Fiquei emocionada com a solenidade e vi de perto o quanto que os
bombeiros arriscam a vida para salvar as pessoas”. Já a família carioca
Stallone, composta por papai, mamãe, vovó e dois filhos, se emocionaram com o
evento. “Uma demonstração de civismo e amor à pátria”, falou a matriarca
Viviane.
A
festividade também contou com uma massiva participação de brasilienses. O
engenheiro Luiz Mendonça e sua esposa prestigiaram o evento abraçados em uma
bandeira do Brasil. Foi a segunda vez que eles participaram da solenidade. O
casal Solange e Flávio Rodrigues, que moram na cidade há 50 anos, souberam do
evento pelo Instagram e compareceram pela primeira vez na Troca da Bandeira.
“Esse é um exemplo de patriotismo que deveria ser mais divulgado”, comentaram.
*Parcerias* – A Casa
Militar e a Secretaria de Turismo contaram com diversos parceiros para a
realização do evento. Entre eles, a Secretaria de Educação que organizou a ida
de estudantes e o concurso de redação "Brasília no Coração: símbolo da
força de um país" entre quatro escolas de gestão compartilhada,a TCB que
disponibilizou transporte para as crinaças e ônibus para realizarem o city tour
no Eixo Monumental, a Fecomércio (Sesc/DF) que cedeu tendas, alambrados e a
unidade móvel BiblioSESC e o Sindicato dos Guias de Turismo do DF (Sindgtur),
que disponibilizou guias de turismo oficiais para a realização de roteiros de
turismo cívico customizados de acordo com o interesse do público, a Caesb
com fornecimento de água mineral para o público presente durante todo o período
do evento e da unidade móvel Expresso Ambiental com temas relacionados ao meio
ambiente e a Associação Braziliense de Food Trucks (ABFT).
O representante do Serviço
Social do Comércio (Sesc) Marco Túlio Chaparro destacou que Brasília tem
uma vocação turística única e que eles irão trabalhar, em parceira com a
Setur-DF, para fomentar o Turismo e com isso aumentar a arrecadação da capital
e gerar emprego e renda. “O Sistema S e a Secretaria de Turismo estão sendo
parceiros para impulsionar essa atividade em Brasília. Iremos realizar muitos
eventos juntos com o objetivo de atrair mais turistas”, frisou.
Assessoria de Comunicação.Secretaria
de Turismo do Distrito Federal
Tags
EVENTOS