"Brasília tem restaurante, tem evento, tem bastante coisa para
fazer. Tínhamos que mostrar isso" - (Francisco Maia, presidente da
Fecomércio-DF)
*Por Renato Cardozo
Brasília City é a nossa cara. A capital acaba de ganhar um portal com
informações detalhadas e leves sobre o que fazer no nosso quadradinho, além da
possibilidade de se criar roteiros variados, como pedalar pelas asas do Plano
Piloto
Segundo pesquisas recentes de empresas que analisam o mercado turístico, como a Euromonitor International, a maioria das pessoas no mundo busca seus destinos de viagem pela internet. Por isso, não é surpresa as maiores capitais e cidades turísticas do planeta contarem com portais, sites e perfis em redes sociais para divulgar o que os locais têm a oferecer aos visitantes.
Por muito tempo, a capital do Brasil ficou de fora dessa realidade, mas,
a poucos dias de completar 59 anos, isso acaba de mudar com o lançamento do
Brasília City, na última quinta-feira, dentro da programação da 2º edição do
seminário Destinos turísticos inteligentes, no Centro de Convenções Brasil 21.
Uma parceria entre a Federação do Comércio do Distrito Federal
(Fecomércio-DF), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do
DF (Sebrae-DF) e o Correio Braziliense, o portal reúne informações essenciais
para quem procura o próximo destino de viagem.
“Nós tivemos inspiração para o portal quando a Câmara de Turismo e
Hospitalidade da Fecomércio-DF foi a Barcelona e vimos o site que eles tinham,
com informações da cidade inteira. Sentimos naquele momento a necessidade de
Brasília ter algo semelhante”, explica o presidente da Fecomércio-DF, Francisco
Maia, sobre como surgiu a ideia do projeto.
Segundo ele, num mundo digital como o de hoje era um atraso grande para
a cidade a falta desse serviço para os turistas. “Brasília não tem praia, mas
tem restaurante, tem evento, tem bastante coisa para fazer. Tínhamos que
mostrar isso”, completou.
Com um layout leve, o site apresenta, de forma simples e fácil de achar,
opções de passeios — como visitas a monumentos, templos religiosos, parques —,
de onde comer — com uma variedade de restaurantes, bares, cafés, pizzarias e
sorveterias — e de onde se hospedar, além de facilitar a compra de ingressos
para shows e peças. Para ajudar quem é de fora, o Brasília City também traz
informações úteis como telefones para recorrer em casos de emergências e
endereços de embaixadas, entre outros dados.
Sozinha, Brasília é uma opção incrível para turistas por sua história,
sua arquitetura, seu belíssimo céu. Porém, um auxílio para conhecer o que a
capital tem de melhor e desvendar seus mistérios, como as siglas que usamos nas
ruas, é outro papel do novo portal.
Opções
Por meio de reportagens e publicações nas redes sociais (Facebook,
Instagram e Twitter), cada pedacinho da cidade é levado ao conhecimento de
todos. Mas o conteúdo não se restringe a apontar destinos turísticos, ele se
concentra também em ajudar na construção de roteiros, por exemplo, indicando
como aproveitar um passeio de bicicleta pelas ruas da capital ou um dia inteiro
na orla do Lago Paranoá. Indicar as opções culturais, como shows e exposições,
tanto pagas quanto gratuitas, para acabar com o famoso “Brasília não tem o que
fazer” é mais uma das funções do portal de turismo.
Além disso, o Brasília City conta com parceiros que auxiliam na missão
de mostrar que a capital federal não se resume a política. Seja pela visão
única nas fotos da Casa da Luz Vermelha, de Kazuo Okubo, ou pelas curiosidades
dos canais do YouTube, Histórias de Brasília, de João Carlos Amador, e
#MinhaBrasília, de Daniel Zukko.
Criação da marca - Portal >>>: http://twixar.me/0dzK
O Brasília City é parte de um projeto maior: transformar a capital do
Brasil em um dos principais roteiros turísticos do mundo. A ideia ganhou força
com o concurso Marca Brasília, lançado pela Fecomércio-DF em abril de 2017. E,
em novembro do mesmo ano, os brasilienses, por votação popular, escolheram a
marca batizada de Skyline como a vencedora, anunciada na noite de homenagens do
Prêmio Colunistas de Brasília. O design vencedor apresenta traços que remetem
às principais obras do arquiteto Oscar Niemeyer. O azul do céu, referência de
Brasília, se destaca na imagem.
O objetivo do concurso foi criar um símbolo para ser usado em hotéis e
supermercados, por exemplo, e que esteja desvinculado do contexto político.
Quem defende isso é o presidente da Fecomércio-DF. “Alcançamos nosso objetivo
de escolher uma marca que represente a nossa cidade além da Esplanada dos
Ministérios ou da política. E por isso envolvemos as entidades produtivas, as
universidades, os jovens e, claro, toda a população neste processo da criação e
escolha dessa marca vencedora”, explica.
(*) Renato Cardozo - Correio Braziliense
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