Prefeito Fábio Correa é um dos prefeitos mais transparentes do estado de Goiás. O município de Cidade Ocidental se consagra como um dos municípios mais transparentes do estado de Goiás, de acordo com a Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°, desenvolvida pela Controladoria Geral da União (CGU).
Cidade Ocidental está em segundo lugar do ranking da transparência ao lado do município de Aparecida de Goiânia. A conquista foi impulsionada pelo prefeito Fabio Correa que havia colocado como missão de governo a nota máxima no cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI). A conquista se deve ao trabalho organizado e gestão liderada pelo atual gestor.
Em comparação a 2017, houve um aumento de 7,00 pontos na nota avaliada pela CGU. Os dados apontam que a Cidade Ocidental ficou com 9,29 pontos em uma escala que varia de 0 a 10, sendo 10 o alto índice de transparência pública e zero, o menor índice de transparência. As notas dos entes foram calculadas pela soma de dois critérios: Transparência Passiva (50%) e Transparência Ativa (50%).
Na avaliação, a CGU verificou a Transparência Passiva, que analisa a existência de canais presenciais de atendimento ao cidadão e de uma ferramenta eletrônica para envio de pedidos de acesso a informações públicas. Quanto à Transparência Ativa, que se refere à publicação de informações públicas na internet de maneira espontânea. O órgão verificou ainda a existência de sites oficiais e de portais de transparência.
Pensando na transparência do município, o prefeito Fábio Correa, aderiu em junho de 2018 o programa Pacto, programa esse, que é piloto da Controladoria Geral da União (CGU). Dos 246 municípios do estado de Goiás, somente dois aderiram ao programa: Trindade de Goiás e Cidade Ocidental.
O inicio do programa culminou com o lançamento do novo portal da Transparência do Governo de Cidade Ocidental, cujo principal objetivo é oferecer ainda mais acessos nas importantes ações administrativas, junto à ouvidoria já criada desde o ano de 2017.
As ações, decretos, contratos, leis, ações da prefeitura e tudo o que se relaciona ao Governo pode ser acompanhado também na edição eletrônica do Diário Oficial de Cidade Ocidental, publicado no site da prefeitura.
Com empenho do Governo Municipal em trazer maior transparência para a cidade, foram realizados diversos treinamentos e qualificações para todos os secretários e servidores. Segundo o prefeito Fábio Correa, a conquista se deve a um conjunto de ações tomadas desde que a atual administração assumiu a Prefeitura de Cidade Ocidental. “Já nos nossos primeiros dias de administração assumimos como meta ser a prefeitura mais transparente do estado de Goiás e para nossa surpresa este resultado veio até mesmo antes do esperado”, disse Fábio.
“Procuramos envolver os servidores municipais neste processo, por meio de capacitações e do aprimorando das ferramentas existentes, demonstrando a eles a importância da transparência e a necessidade de dar um bom tratamento ao cidadão”, finaliza.
Secretaria de Transparência: Em busca da liderança, Fábio Correa vai implantar a Secretaria de Transparência no município. A mesma tem como objetivo unificar o setor para que tenha o controle das responsabilidades das demais secretarias, e uma maior centralização das demandas tanto das ouvidorias como os demais canais de atendimento.
Compartilhando Experiência: Cidade Ocidental foi um dos maiores destaques na primeira etapa do programa “Pacto”. Como prova disto, o prefeito Fábio Correa, estará se apresentando no dia 29 de Outubro, em Goiânia, como palestrante, na segunda etapa do programa da CGU, agora nomeado “Time Brasil”. O convite tem como objetivo compartilhar a experiência do município em se tornar referencia e mostrar os avanços em relação à transparência.
“Isso é muito importante no sentido de criar uma imagem positiva para a cidade em todo o estado de Goiás”, comemora o prefeito.
Time Brasil: O Time Brasil é um programa entre estados, municípios, CGU e órgãos parceiros para a implementação de ações locais. O objetivo principal é melhorar a gestão e fortalecer as capacidades de prevenção e detecção da corrupção.
O diretor de transparência da CGU, Otávio Neves, parabenizou e agradeceu ao prefeito e sua equipe por chegarem a este resultado. “Desde o início do programa Cidade Ocidental se mostrou confiante. Ver o município avançando desta forma e sendo reconhecido é motivo de orgulho para nós. Destacamos, ainda, a importância de não estagnar e continuar avançando, principalmente na divulgação para população dos mecanismos que estão à disposição dela”, finalizou o diretor.
A CGU continua o trabalho de conscientização e treinamento para a implantação e criação da gestão transparente. Desta forma, representantes do órgão estão percorrendo por todo o Brasil com o programa “Time Brasil”. São várias apresentações pelos municípios. Nesta etapa o estado goiano foi escolhido por possuir os menores índices de transparência do país.
Por Joyce Coelho - Fotos: Daniel Silva
Tags
LEGISLATURA