test banner

Trilhas: Setur-DF - “Caminhos do Planalto Central” será lançado no sábado (28)


“Caminhos do Planalto Central” será lançado no sábado (28). São 400 quilômetros de trilhas mapeados em todo o Distrito Federal

Brasília está cada vez mais próxima de ser referência para trilheiros do Brasil e do mundo. No sábado (28), será lançado oficialmente o “Caminhos do Planalto Central”, projeto que mapeou 400 quilômetros de trilhas no Distrito Federal. Promovido pela Secretaria de Turismo, em parceria com Ibram, ICMBio e secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, o evento ocorrerá às11h, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes. Na ocasião, adeptos das trilhas virão de vários pontos do DF para se encontrar em um dos pontos turísticos mais visitados da capital brasileira.

Os últimos detalhes para o lançamento oficial do projeto foram acertados durante reunião organizada pela Secretaria de Turismo na sexta (20), no Buriti. Cerca de 30 representantes governamentais do Distrito Federal e de Goiás e entidades dos diversos setores do Turismo de Aventura, coordenados pela secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, falaram sobre a importância desse projeto para o incremento do Turismo e para a preservação do meio ambiente. Estiveram também presentes , o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral e o secretário de Turismo de Alto Paraíso (GO), Moisés Nunes Neto. Secretarias de Agricultura, de Projetos Especiais e de Meio Ambiente, Emater, ICMBio, Sebrae e Ibram também mandaram representantes.
“As trilhas de longo percurso atraem milhões de turistas em todo o mundo e Brasília está investindo em circuitos que atraiam caminhantes e ciclistas para a prática dessa experiência”, afirmou a secretária Vanessa Mendonça. De acordo com ela, percursos como esse, além de ajudarem na preservação do ecossistema, também são um importante atrativo de turistas, que acabam impulsionando a economia das cidades que abrigam esse tipo de atividade, por meio do aumento de arrecadação, de emprego e de renda.

O Caminhos do Planalto Central fará parte do Caminho dos Goyases, que liga a cidade de Goiás Velho à Chapada dos Veadeiros, ambos no estado goiano, e que compõem a RedeTrilhas que é formada por percursos que ligam diferentes biomas de Norte a Sul do País. “Temos que trabalhar juntos para explorar da melhor forma possível as possibilidades infinitas que temos. Goiás ainda carece de Turismo de Aventura”, destacou o presidente da Goiás Turismo.
Caminhantes, ciclistas, cavaleiros e corredores comemoraram o lançamento. “É a realização de um sonho antigo e de um projeto que um monte de gente construiu”, vibrou um dos coordenadores do projeto Caminhos do Planalto Central João Carlos Machado. “O Caminho dos Goyases reúne três patrimônios (Goiás Velho, Brasília e Chapada dos Veadeiros). As trilhas trazem um processo de pertencimento e integração muito forte. Na Europa, Estados Unidos e África isso é muito comum”, destacou o diretor da RedeTrilhas, João Lino.

Dos 400 quilômetros de trilhas, entre 80 e 100 quilômetros já estão sinalizados. Os percursos interligam paisagens, unidades de conservação e diversos atrativos ambientais, culturais e da história da capital brasileira. O projeto é composto por três arcos que irão integrar todas as regiões do Distrito Federal. A construção do “Caminhos do Planalto Central” contou com a participação de grupos de caminhadas, de ciclistas e de cavalgadas.

Rede Brasileira de Trilhas – Criada por meio de uma portaria assinada pelo ICMBio e pelos ministérios do Turismo e Meio Ambiente, em outubro do ano passado, a RedeTrilhas é composta por percursos que ligam diferentes biomas de Norte a Sul do País. São identificadas com um símbolo de uma “pegada” amarela no chão e podem ser percorridas a pé, de bicicleta ou utilizando outros modos de viagem não motorizados. A pegada do Caminhos do Planalto Central tem a imagem da Torre de TV Digital.
A Rede de Trilhas de Longo Curso engloba várias trilhas locais e regionais. São quatro os circuitos criados: Litorâneo, do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS); Caminhos Coloniais – do Rio de Janeiro até Goiás Velho (GO); Caminhos dos Goyases – entre Goiás Velho e a Chapada dos Veadeiros (GO) e Caminhos do Peabiru, ligando o Parque Nacional do Iguaçu (PR) ao litoral paranaense.



Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo do Distrito Federal 
Fotos Luís Tajes/Setur-DF


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem