Portal da
Transparência do DF mais fácil de consultar. Ferramenta de acesso a gastos
públicos ganha nova roupagem a serviço do cidadão. Controladora-Geral do DF
desenvolveu o novo mecanismo de prestação de serviço ao cidadão
A partir
de agora, o cidadão que acompanhar a aplicação dos recursos públicos do
Distrito Federal vai contar com uma ferramenta ainda mais eficaz. A partir
desta quarta-feira (30), o Portal da Transparência do DF
(https://bit.ly/31U5zEc), desenvolvido pela Controladora-Geral do Distrito
Federal, ganha uma nova roupagem com um layout mais moderno, interativo,
dinâmico e intuitivo, de modo a facilitar as pesquisas veja mais no vídeo abaixo, como usar o portal:
“O nosso
patrão é o cidadão. Precisamos desenvolver políticas públicas voltadas a ele”,
afirmou o controlador-geral do Distrito Federal, Aldemário Araújo Castro.
Para
acessar o portal não é necessário qualquer tipo de identificação ou senha.
Qualquer pessoa pode navegar livremente, visualizando, consultando e exportando
os dados disponibilizados, bem como pode utilizá-los da forma que achar melhor.
Por meio dele é possível saber quanto o DF arrecada de multas de trânsito e
impostos, o que – e com que – cada órgão gasta seus recursos e o orçamento de
leis como a de Diretrizes Orçamentárias.
Castro:
“Nosso patrão é o cidadão” O Portal
da Transparência do DF tem registrado mensalmente, desde 2017, uma média de 35
mil usuários, 55 mil sessões e 216 mil visualizações de páginas, de acordo com
os dados do Google Analytics. É a página mais acessada do GDF. Nela estão
disponíveis as principais informações sobre a execução orçamentária e
financeira do Distrito Federal, como receitas, despesas, informações sobre
servidores, além de compras, convênios, prestações de contas, orçamentos e
patrimônios dos órgãos públicos do DF.
Objetivo:
A Controladoria-Geral do Distrito Federal tem como missão “orientar e controlar
a gestão pública, com transparência e participação da sociedade”. Também tem
entre suas competências a supervisão, o tratamento e a orientação sobre dados e
informações disponíveis no Portal da Transparência do Distrito Federal,
conforme Decreto nº 39.610, de 1º de janeiro de 2019, para o pleno atendimento
da Lei Complementar 131/2009.
Lei
Complementar 131: O Portal da Transparência é uma ferramenta de
participação da sociedade no controle da aplicação dos recursos públicos. Foi
desenvolvido em atendimento à Lei Complementar nº 131, de 27 de maio de 2009,
conhecida como a Lei da Transparência, que alterou a redação da Lei de
Responsabilidade Fiscal (LRF) no tratamento da transparência da gestão
fiscal.
A lei
determina que sejam disponibilizadas, em tempo real, informações pormenorizadas
sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos estados, do Distrito
Federal e dos municípios. Veja como foi o evento de lançamento do portal
Com informações da Controladoria-Geral do
Distrito Federal - Fotos: Paulo H. Carvalho - Agência Brasília
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