test banner

Um sonho para o Natal de Brasília


Um sonho para o Natal de Brasília

*Por Jane Godoy

Desde março, não deixamos de lembrar que, ano que vem, a nossa Brasília estará se tornando sexagenária. Como sempre querendo o que há de melhor e mais bonito para a nossa cidade, principalmente na época do Natal, esse clima nos instiga a imaginação e ficamos sonhando com uma verdadeira cidade luz, onde o clima natalino toma conta de cada cantinho de nosso pensamento e da nossa cidade.

Sempre me entristeceu muito o fato de Brasília, na época de Natal, nunca sair nos jornais das TVs e, quando saía, era bem rapidinho, pois desde sempre a decoração era a mesma: aquelas luzes cheias de falhas, descendo do alto dos prédios dos ministérios e se fixando num pequeno poste, no canteiro central. Tudo igual, todos os anos. Sempre.

Por causa disso, dessa falta de criatividade natalina, sugeri, várias vezes, que, para colocar a população no clima, fosse instaurado um concurso entre designers, artistas plásticos e arquitetos, todos brasilienses, ninguém de fora “do quadradinho”.

No mês de maio ou junho, agosto no máximo, mediante um regulamento severo e exigente, depois de consultas à Eletrobras sobre cálculos de watts e o que e quanto poderia ser empregado no projeto, feitas as inscrições com prazo determinado e data para a apresentação dos projetos, um júri técnico previamente nomeado analisaria e julgaria os projetos enviados dentro do prazo estipulado. Uma secretaria, como a de Cultura, por exemplo, seria designada para receber os projetos, se possível até com maquetes.

Para movimentar e estimular ainda mais o clima natalino seria aberta, via internet, uma votação popular. No Museu da República, na grande cúpula, os projetos seriam expostos à visitação pública, para aumentar a discussão e a votação quanto aos três primeiros colocados. Imaginem o quanto isso movimentaria a cidade, o quanto estimularia e aguçaria a opinião pública, além de valorizar e prestigiar a “prata da casa”. Enquanto isso, empresários participariam com a premiação para os três primeiros colocados.

Sabemos muito bem que, para este ano, não há mais tempo hábil para movimento de tal monta e importância. Mas fica aqui, mais uma vez, uma ideia, fruto de um velho sonho: pelo menos no ano em que completa 60 anos ver Brasília maravilhosa, com um Natal lindo, como sempre mereceu, com uma decoração inédita, idealizado por um filho seu, que colocou ali toda a sua criatividade e imaginação.

Então? Vamos sonhar juntos?

(*) Jane Godoy – Coluna 360 Graus - Foto: Monique Renne/CB/D.A/Press – Correio Braziliense


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem