test banner

Morre, aos 94 anos, Antônio Soares Neto, o Toniquinho JK


Morre, aos 94 anos, Antônio Soares Neto, o Toniquinho JK. Aos 29, o então corretor de seguros indagou o candidato à Presidência Juscelino Kubitschek sobre a intenção de criar uma nova capital

Morreu, aos 94 anos, nesta quinta-feira (21/11/2019), Antônio Soares Neto. Goiano, Toniquinho JK, como ficou conhecido, entrou para história ao “pressionar” o então candidato à Presidência da República Juscelino Kubitschek a cumprir a promessa de criar a nova capital brasileira.

O encontro que mudou a vida do corretor de seguros ocorreu quando ele ainda tinha 29 anos, durante um comício em 1955. Na oportunidade, Toniquinho perguntou a Juscelino: “O senhor prometeu cumprir a Constituição. Nela está prevista a transferência da capital para o interior do país, o senhor vai cumprir também isso?”. Kubitschek surpreendeu-se com a indagação, mas logo tratou de afirmar que cumpriria a promessa.

Pai de Brasília: A pergunta lhe rendeu, ainda, outro apelido: Pai de Brasília. Antônio Soares Neto estava internado em um hospital desde quarta-feira (20/11/2019), após dar entrada com fortes dores no peito. Toniquinho JK será velado na Câmara Municipal de Jataí, em Goiás. O enterro também será no município goiano, onde morava.
Em nota, o governador em exercício do Distrito Federal, Paco Britto (Avante), lamentou a morte de Soares. No texto, o vice-chefe do Executivo local disse que Toniquinho foi “responsável pelo surgimento do Distrito Federal”. “Auditor fiscal do estado de Goiás aposentado, Toniquinho era querido por Juscelino Kubitschek, que nunca se esqueceu da pergunta e do homem que mudaria seu destino”, disse Paco Britto.

Por Victor Fuzeira – Foto: Prefeitura de Jataí – GO - Metrópoles



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem