Setor
produtivo se reúne para fortalecer os 60 anos de Brasília. Empresariado
se reuniu com o GDF para pensar em ações para o ano de 2020 e alavancar a
cidade
Empresários,
autoridades, representantes do setor produtivo e do trade turístico se reuniram
na manhã desta terça-feira (3) com o Governo do Distrito Federal para unirem
esforços e construírem ações para a comemoração dos 60 anos da capital federal,
que acontecerá em 2020. O governador Ibaneis Rocha ressaltou que a celebração
será histórica e a participação do empresariado será fundamental para
impulsionar as ações e mostrar as belezas do DF para o mundo.
“Estamos em
uma jornada e formamos uma unidade para buscar recursos para realizar melhorias
na cidade. Brasília vive um novo momento que vai se refletir no próximo ano
graças ao esforço de cada um de vocês, que acreditaram e acreditam”, disse
Ibaneis Rocha. Para o vice-governador, Paco Britto, a integração entre o setor
público e privado é fundamental para promover a cidade. “O que estamos fazendo
é uma retribuição ao que essa terra nós deu. Acredito que todos os empresários
aqui presentes retribuem com o seu trabalho. Se apropriem dos 60 anos para
fazermos a melhor festa das últimas décadas”, complementou Paco Britto.
Segundo a
secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, celebrar os 60 anos de Brasília, com a
gestão do governador Ibaneis Rocha é uma grande oportunidade, pois possui um
entendimento profundo da importância da iniciativa privada para o desenvolvimento
real e sustentável da cidade. “O que queremos mesmo, é que este encontro
desperte em vocês a mesma vontade de fazer que todos nesse governo. E que
saindo daqui os senhores convoquem os seus departamentos de marketing a
pensarem, a criarem, a inovarem. Porque assim, no dia 1º de janeiro, essa
cidade inteira já vai estar pulsando, sentindo e vendo concretizado nas ruas os
seus 60 anos”.
Jamal Bittar,
presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal, disse aos presentes
que estava honrado em participar e que o encontro é extremamente representativo
para a federação, que atende 75 mil trabalhadores. Em seguida, o presidente da
Associação Comercial do Distrito Federal, Fernando Brites, reiterou que o
Brasil e Brasília têm condições de atrair todos os turistas do mundo e anunciou
que, no próximo ano, irá lançar o evento Exporta DF, para fortalecer o turismo
de negócios da cidade. “Temos um governo proativo e comprometido com a cidade”,
finalizou.
Paulo Octávio
falou em nome dos empresários da cidade. “Cada um de nós tem uma ligação com
essa cidade. O momento é de engajar e se integrar nessa comemoração. É um
momento de união dos brasilienses”. A assessora de Projetos Estratégicos da
Fecomércio, Jaqueline Reis Mapurunga, apresentou projetos que a instituição
está desenvolvendo para o próximo ano. Entre eles, a Semana Brasília – que
acontecerá de 19 a 24 de abril e será voltada para a promoção geral da cidade;
o Natal Sempre Monumental - que irá inaugurar neste domingo (8); entre outros.
Durante o
encontro, o secretário de Cultura e Economia Criativa, Adão Cândido, apresentou
a marca dos 60 anos de Brasília que será usada nas ações e peças alusivas à
data. O artista da cidade Felipe Mello Honda desenvolveu o conceito vencedor do
edital. Intitulado “Aspas”, o projeto destaca pontos marcantes da capital
federal, como sua arquitetura. “É uma honra receber o setor produtivo. A
comemoração pode ser protagonizada por toda a sociedade e os 60 anos já
começou. Teremos um réveillon repleto de atrações, vamos investir no carnaval e
seremos homenageados pela Vila Isabel. Vamos ter diversas ações e iniciativas
com um calendário e uma grande festa popular com gastronomia, esporte e
cultura”.
Assessoria de Comunicação - Fotos: Luis Tajes
Tags
GDF