test banner

Brasília é o 4º destino do mundo para brasileiros em 2020


Brasília é o 4º destino do mundo para brasileiros em 2020. A capital se firma no setor turístico e planeja um ano de comemorações para as seis décadas da cidade
O turismo de Brasília ganha mais força a cada ano. Segundo levantamento divulgado pelo Google, a cidade está em 4º lugar no ranking dos destinos mais procurados entre os brasileiros para 2020. A pesquisa é global e a capital federal ficou atrás apenas de Londres (1º), Rio de Janeiro (2º) e São Paulo (3º). Para chegar ao resultado, a empresa utilizou a ferramenta Google Travel e considerou as reservas feitas ao longo de 2019 para este ano.

“O posicionamento de Brasília na pesquisa demonstra que o potencial que a nossa cidade tem para o turismo está sendo melhor explorado. Para 2020, a Setur e o GDF preparam uma série de ações que visam estruturar e valorizar o turismo na cidade, buscando parcerias com a rede hoteleira, companhias aéreas e também dando mais visibilidade às atrações turísticas de Brasília, que são inúmeras”, avalia a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

A estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) é que a ocupação média da rede hoteleira seja 8% maior em 2020, comparado com os dois anos anteriores. Em 2019, a média anual de ocupação foi de 58,7%. A receita com as diárias de hotel movimentou mais de R$ 272 milhões.

A expectativa é que o ano seja movimentado também no aeroporto. De acordo com dados da Inframerica, somente no mês de janeiro mais de 1,5 milhão de pessoas devem passar pelo aeroporto.  Para atender a demanda do mês, as companhias aéreas incluíram 554 voos extras.

Em 2019 o Aeroporto de Brasília registrou aumento significativo no número de passageiros de voos internacionais. O fluxo foi de cerca de 617 mil passageiros, o que representou um crescimento de 18,8% na movimentação internacional. A quantidade de aeronaves que realizaram as rotas para o exterior também aumentou, foram 4.796 pousos e decolagens, resultando em um trânsito 35,2% a mais que o ano passado. O reflexo deste incremento foi a entrada dos novos voos internacionais no final de 2018 para Miami, Orlando, Buenos Aires e em 2019 para Cancún, Lima e Santiago. Em dezembro, Assunção no Paraguai, também passou a fazer parte do portfólio do Aeroporto. Os destinos impulsionaram o acréscimo no fluxo. 

"Estamos a um voo de distância de qualquer lugar do Brasil, já que temos estamos conectados diretamente com os 26 estados brasileiros. Esta facilidade é a oportunidade perfeita para que os brasileiros visitem a capital federal. O Aeroporto de Brasília é a porta de entrada destas pessoas à cidade, então nos preocupamos em oferecer a melhor experiência ainda no terminal aéreo. Quem visitar Brasília em 2020 encontrará muitas novidades, principalmente na área comercial", diz Roberto Luiz, diretor de negócios aéreos da Inframerica.

Novas rotas internacionais: Está mais fácil para os turistas estrangeiros chegarem a Brasília. Em 2019, a cidade recebeu quatro novos voos internacionais: Assunção (Paraguai), Lima (Peru), Santiago (Chile) e Cancún (México). A política de incentivo fiscal para o mercado de aviação civil na capital federal é um importante aliado no aumento de voos internacionais. O Aeroporto de Brasília tem maior desconto no ICMS que incide sobre o querosene de aviação em seus voos nacionais. O benefício é componente fundamental na estratégia de atração de novas rotas.

Seis décadas da nova capital: No dia 21 de abril, a capital federal completa 60 anos. Mas o aniversário será celebrado ao longo de todo o ano de 2020, com diversas programações especiais. A cidade oferece programas e roteiros turísticos que englobam a arquitetura, religião, místico, náutico, gastronômico, ecoturismo e turismo de aventura.

O turismo cívico também é uma aposta para divulgar Brasília para o Brasil e o mundo. A cerimônia da Troca da Bandeira, que ocorre no primeiro domingo de cada mês, é uma das maiores expressões do turismo cívico do país e acontecerá no dia 2 de fevereiro. A cada edição, uma Força ou a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é responsável pelo evento. Com 100 metros de altura, o monumento do Mastro da Bandeira consta no Guiness Book como maior bandeira hasteada do mundo.




Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo do Distrito Federa
Fotos: Luís Tajes




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem