Estradas-parques,
uma ideia bonita que virou um caos rodoviário. Inspiradas nas parkways
americanas, elas surgiram para humanizar o trânsito e para nos oferecer o
cerrado nas idas e vindas de todos os dias. (*Por Conceição Freitas)
Não há
nome mais bonito para uma rodovia: estrada-parque. Assim se batizou a mais nova
estação do metrô. É a tradução de parkway, as vias norte-americanas criadas no
final do século 19, com paisagens líricas, sem trânsito de veículos pesados e
com pistas separadas para pedestres, ciclistas, cavaleiros e carruagens.
Existem várias versões das parkways mundo afora, todas elas margeadas por
cenários idílicos ou quase.
Cidade
rodoviária, Brasília precisava de vias à altura do cerrado que a envolvia e dos
gramados que a entrelaçavam. Então, Lucio Costa pensou em parkways projetadas
para o trânsito rápido e desimpedido, mas sem a crueza das rodovias. Tinha de
ter uma paisagem bucólica para o descanso dos olhos. O cerrado recém-ocupado
era a composição perfeita. E, como nas estações dos metrôs mais antigos do
mundo, que as estradas-parque tivessem a identidade do lugar por onde
passavam.
Sugiram
então estradas-parques com nomes ligados à toponímia da cidade. Desde as
designações mais antigas, como Estrada-Parque Cabeça de Veado e Estrada-Parque
Tamanduá, até uma homenagem ao fundador, a Estrada-Parque Juscelino Kubitschek,
todas elas reduzidas a siglas, ao modo brasiliense de complicar as coisas. A
EPJK é a continuação da Ponte JK em direção aos condomínios do Jardim Botânico.
A mais
famosa e caótica das estradas-parques já foi uma das mais belas. Até os anos
1990, a Estrada-Parque Taguatinga, a EPTG, era margeada por galerias de
eucaliptos gigantes e tinha um canteiro central gramado e em, alguns pontos,
arborizado. A Estrada-Parque Paranoá tem a mais bela paisagem – o lago visto de
cima. A Avenida das Nações também se chama Estrada-Parque das Nações – e é
quase toda bordejada pelo espelho d’água que abraça o Plano Piloto.
A mais
importante e mais longa de todas das estradas-parque é um anel viário que
contorna a bacia do Paranoá, pelo divisor de águas – É a Estrada-Parque
Contorno. Por ela, se faz a travessia da barragem – de um lado, o espelho
d’água, do outro, o precipício ao fundo os chapadões.
Também
denominada DF-001, a EPCT é um marco estratégico do projeto rodoviário de
Juscelino. Dela partem as rodovias federais que interligam o Brasil, as BRs
010, 020, 030, 040, 050, 060, 070 e 080.
A
Contorno passa pelo Recanto das Emas, Riacho Fundo, Núcleo Bandeirante,
Candangolândia, Paranoá, Gama, Santa Maria, Lago Sul, Lago Norte, Samambaia,
contorna o Parque Nacional de Brasília e, já cansada, chega a Taguatinga, onde
passa a se chamar Pistão Norte e Pistão Sul.
As
estradas-parque de Brasília seriam trilhas de asfalto entre cerrados não fosse
a insanidade da engenharia de trânsito, da ideia equivocada de mobilidade
urbana e da especulação imobiliária.
Gramática
brasiliense – A ortografia oficial de Brasília prefere “estrada parque”, sem
hífen, contrariando o novo acordo ortográfico que adota o tracinho entre
palavras compostas, quando o primeiro elemento for substantivo, adjetivo, verbo
ou numeral.
Estrada
Parque Contorno (EPCT) – DF-001 Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA)
– DF-003 Estrada Parque das Nações (EPNA) – DF-004 Estrada Parque Paranoá
(EPPR) – DF-005 Estrada Parque Centro de Atividades (EPCA) – DF-006 Estrada
Parque Torto (EPTT) – DF-007 Estrada Parque Universidade de Brasília (EPUB) –
DF-008 Estrada Parque Península Norte (EPPN) – DF-009 Estrada Parque
Abastecimento e Armazenagem (EPAA) – DF-010 Estrada Parque Indústrias Gráficas
(EPIG) – DF-011 Estrada Parque Tamanduá (EPTM) – DF-015 Estrada Parque Dom
Bosco (EPDB) – DF-025 Estrada Parque Juscelino Kubitschek (EPJK) – DF-027
Estrada Parque Cabeça do Veado (EPCV) – DF-035 Estrada Parque Aeroporto (EPAR)
– DF-047 Estrada Parque Guará (EPGU) – DF-051 Estrada Parque Vargem Bonita
(EPVB) – DF-055 Estrada Parque Ipê (EPIP) – DF-065 Estrada Parque Núcleo
Bandeirante (EPNB) – DF-075 Estrada Parque Vicente Pires (EPVP) – DF-079
Estrada Parque Interbairros (EPIB) – DF-081 Estrada Parque Taguatinga (EPTG) –
DF-085 Estrada Parque Vale (EPVL) – DF-087 Estrada Parque Ceilândia (EPCL) –
DF-095 Estrada Parque Acampamento (EPAC) – DF-097.
Conceição Freitas - Editoria de Arte -
Metrópoles