test banner

TV Globo envergonha o maior espetáculo da Terra, o carnaval das escolas do Rio


A Globo boicotou o belíssimo desfile da Estácio de Sá , Foi inacreditável o que aconteceu este domingo, na transmissão das escolas de samba do Rio, que até o genial cineasta Cecil B. DeMille classificaria como o maior espetáculo da Terra. 

Liguei a televisão para aguardar o desfile e estava no ar o Faustão, um programa insuportável, apresentando grupos musicais de péssima categoria. Abaixei e som e fiquei esperando, enquanto ia adiantando a edição da Tribuna da Internet. Depois do Faustão, entrou o Big Brother, mais insuportável ainda, inacreditavelmente ruim e mantive o som baixo. E o desfile, nada!…

Depois daqueles débeis mentais do BBB, que são escolhidos a dedo, quem desfilou foi o Fantástico, e senti saudades dos tempos de Mauricio Shermann e José-Itamar de Freitas. O decadente programa estava uma lástima, para variar. E continuei esperando.

CADÊ A ESTÁCIO? – Quando o Fantástico saiu do ar, surgiu a vinheta do Carnaval e apareceu a dupla de apresentadores Fátima Bernardes e Alex Escobar, junto com os comentaristas Milton Cunha e Pretinho da Serrinha. Dos quatro, apenas Cunha sabe comentar desfile, os outro três, francamente…

E a surpresa foi Fátima Bernardes dizer que a Estácio de Sá estava terminando sua apresentação. Quer dizer, começaram a transmissão a partir da segunda escola, a Viradouro, que, aliás, deu um show de carnaval.

Fui para o computador e constatei que era isso mesmo. A Globo só transmitiria a partir das 22h30m. Quem quisesse assistir desde o início tinha de acessar o Globoplay, que é a forma encontrada pela emissora aberta para tomar dinheiro do espectador, ou pelo G1, mas quem vai assistir às escolas pelo computador? É coisa de maluco.

UM DESRESPEITO – Sem a menor dúvida, um desrespeito da Globo ao maior espetáculo da Terra. Aliás, a emissora nunca gostou de carnaval e jamais se interessara em transmitir o desfile das Escolas.

Tudo começou quando o genial Fernando Pamplona assumiu a Superintendência da antiga TVE. Nessa época, nossa turma se encontrava todas as noites no happy hour do restaurante Salsa e Cebolinha. Entre uma dose e outra de Johnny Walker, Pamplona revelou a ideia genial – colocar a TVE no ar, 24 horas por dia, transmitindo o Carnaval de 1981 em todo o país e tendo as escolas do Rio como atração principal.

Parecia uma maluquice, numa emissora carente de recursos técnicos e financeiros, mas mergulhamos direto na ideia. Havia emissoras da rede educativa em todo o país e fizemos um acordo com a Embratel para receber as matérias de cada Estado.

FESTA MARAVILHOSA – Foi uma trabalheira. A equipe do Jornalismo, dirigida por Hamilton Alcântara, se revezou 24 horas por dia, recebendo e editando as reportagens vindas de todo país. E colocamos as escolas no ar, com uma transmissão maravilhosa, com um impressionante marco de nacionalidade que teve enorme audiência.

No ano seguinte, 1982, a direção da TVE não se interessou em repetir a dose, por falta de recursos e TV Manchete entrou na parada. Contratou Pamplona, que levou a equipe de comentaristas da TVE (Albino Pinheiro, Haroldo Costa,  Fernando Paulino, Maria Augusta e Sérgio Cabral), encaixando apenas Roberto Barreira, da Manchete, que comentava figurinos e fantasias.

A transmissão da Manchete, com mais recursos e equipamentos, mobilizou o país inteiro, liderando a audiência. Aliás, para poupar o fracasso da parceira Globo, foi a primeira vez que o Ibope disse que não fez pesquisa no Carnaval, “para descansar a equipe”, uma verdadeira Piada do Ano.

VEXAME DA GLOBO – Quase 40 anos depois, a TV Globo dá esse vexame, voltando ao velho e desgastado slogan – “Programação normal e o melhor do Carnaval”.

Em busca de mais alguns 30 dinheiros, a emissora dos Marinho teve a audácia de tirar o brilho do espetáculo, ao deixar de transmitir a apresentação da Estácio de Sá, justamente a herdeira da primeira escola de samba, a Deixa Falar.

E nesta segunda-feira, a Globo vai extirpar também a exibição da São Clemente, que será substituída pela sensacional novela “Amor de Mãe”, que é tão ruim que chega a ser deboche se comparada ao trabalho de Janete Clair, Dias Gomes, Gloria Peres, Manuel Carlos, Benedito Ruy Barbosa e outros autores.

****
P.S. – Por que a Liesa (Liga das Escolas) aceitou essa situação? Cadê os bicheiros? O que estão achando disso? O povo quer saber…

Por Carlos Newton - Tribuna da Internet 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem