test banner

Sejus-DF - Covid-19: mais 40 idosos são hospedados na ação Hotelaria Solidária


Sejus-DF: Covid-19; mais 40 idosos são hospedados na ação Hotelaria Solidária. 

Cerca de 40 idosos chegaram nesta terça-feira (5) ao Brasília Palace Hotel para participarem do programa “Sua Vida Vale Muito – Ação Hotelaria Solidária”, coordenado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Os novos hóspedes completaram as 300 vagas dessa iniciativa criada para oferecer proteção contra o coronavírus às pessoas com 60 anos ou mais que vivem em moradias inadequadas e sem condições para fazerem o isolamento social.

No check-in, os idosos assinaram o documento de adesão ao programa, tiveram as bagagens higienizadas e fizeram o teste para Covid-19, sendo que todos apresentaram resultado negativo na testagem. A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, esteve presente na recepção aos idosos, inclusive auxiliou na higienização das malas e na prestação de informações e orientações aos novos beneficiários da ação 

Mesmo com o resultado negativo para contaminação do coronavírus, o novo grupo não terá contato, nos próximos 10 dias, com os idosos que chegaram na primeira etapa, entre os dias 22 e 26 de abril. “Essa quarentena faz parte dos protocolos de segurança desenvolvidos pela Sejus para garantir o bem estar de todos”, explicou a secretária da Sejus, Marcela Passamani.

Ela lembrou ainda que o primeiro grupo de idosos já passou pela retestagem, que foi realizada nesta segunda-feira (4). Todos os testes deram resultado negativo para Covid-19, tanto dos idosos quanto dos colaboradores e funcionários que atuam no programa. A testagem será feita a cada 15 dias. 

Os idosos podem permanecer no local pelo período de 90 dias, com todas as despesas pagas pelo governo. A hospedagem inclui alimentação acompanhada por nutricionistas e atendimento com psicólogos e assistentes sociais. Além disso, os hóspedes não ficam restritos aos quartos. Podem utilizar a área externa do hotel, que está com uso exclusivo para o programa, e têm acesso a oficinas e atividades em grupo. 

A maioria dos idosos chega com o sentimento de alívio por encontrar um local seguro para ficar até o fim da pandemia do coronavírus. É o caso da moradora de Taguatinga Júlia Maria Caldas, de 74 anos, que chegou disposta a ficar três meses em isolamento social no hotel. “Estou animada porque eu vivo numa casa com muita gente e muitas crianças. Aqui, eu espero ficar em segurança porque estou com medo e bem preocupada com a minha saúde. Vim preparada para ficar 90 dias”, disse. 

O aposentado Jaime Fernandes, 88 anos, decidiu deixar temporariamente a residência no Gama em busca de proteção no Brasília Palace Hotel. “Vou experimentar ficar nesse hotel para ver se vai dar certo. Mas se Deus quiser só quero sair daqui quando tudo isso tiver passado”.







Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem